Intel abre serviços de fabricação e irá fabricar chips para Qualcomm e Amazon

A Intel anda vindo com a faca nos dentes para voltar a dominar o mercado de hardware. Após muitos anos com essa liderança sem muitas disputas podemos dizer que a fabricante havia se “acomodado” mas agora com outros players no mercado a empresa vem sofrendo mudanças drásticas em seus planos e modelo de negócios.

Imagem: Intel

Muitos devem a essa acomodação da Intel nos últimos anos a falta de uma diretoria técnica, com seu foco estando maior no financeiro e no lucro da empresa, e não na inovação que levou a empresa ao topo. Por isso quando foi anunciado que Pat Gelsinger iria assumir o posto de CEO da empresa muitos ficaram animados e previam algo similar ao que a Lisa Su fez com a AMD, trazendo novamente a ambição de buscar melhores produtos, e não apenas a reciclagem e ganhos marginais a cada nova geração, um tema comum nos últimos lançamentos da fabricante.

Com isso em mente a Intel vai abrir suas fábricas para poder fazer chips para outras empresas, assim como TSMC, Samsung e outras. Recentemente a Intel anunciou que estaria mudando o nome de suas arquiteturas, e mostrando um mapa de como os chips da empresa irão evoluir nos próximos anos, e com isso já adquiriu o interesse de algumas empresas que pretender fazer negócio com a Intel, sendo elas a Amazon, a gigante do e-commerce, e a Qualcomm que é atualmente a líder em SoCs para Smartphones.

A Intel vai conseguir se recuperar?

Contudo a Intel tem muito o que ainda correr atrás, com a fabricante perdendo terreno de para a AMD tanto no mercado de processadores para o consumidor geral quanto no mercado de servidores, onde realmente essas empresas fazem muito dinheiro, e que era até pouco tempo atrás 100% da Intel que está rapidamente perdendo terreno para os EPYC da AMD. Agora nos resta saber se a Intel vai conseguir voltar para a briga no mercado de CPUs e ainda conseguir clientes para suas fábricas, o que com certeza vai dar a empresa mais notoriedade no mercado.


Fonte: KitGuru

Leia Mais
Novo i5 12400F deve ser melhor que 5600X pela metade do preço