Guerra comercial entre os EUA e a China pode prejudicar toda a indústria de memória

A maioria das fábricas de memória RAM atualmente ficam situadas na China. Fabricantes como SK Hynix e Samsung, mesmo sendo Sul Coreanas, acabaram por implementar sua fabricação na China. E agora devem enfrentar problemas devido a sanções aplicadas pelos Estados Unidos sobre a China.

A SK Hynix, atualmente possui uma fábrica em Wuxi, na China, onde a maior parte de sua produção de memória é produzida atualmente. Porém com restrições impostas pelos EUA, essa fábrica não vai poder ser atualizada para o DDR5 por exemplo. Isso deve torna-lá ineficiente, e deve acabar por encarecer e reduzir a produção da nova memória.

A Samsung enfrenta um problema parecido, e também deve ter os mesmos problemas. Isso a longo prazo deve dificultar a produção de DDR5, e fazer com que demoremos mais para vê-la no main stream. Já que agora, novas fábricas em outros países como Coréia do Sul e Taiwan terão que ser responsáveis por essa fabricação, o que deve manter os custos mais altos, além de demandar mais investimento desses fabricantes.

O quanto veremos impactos sobre o DDR5, só o tempo dirá, afinal só saberemos quando a tecnologia atingir seu ponto de estabilidade, o que pode levar alguns anos. De qualquer forma, a desassociação desses fabricantes com a China, deve prevenir mais imprevistos no futuro. Já que todos nós sabemos que essa guerra comercial entre China e os EUA está só começando.

Fonte: Reuters via Tom’s Hardware

Leia Mais
Rumores indicam lançamento de 4 novos processadores Ryzen 5000