Fontes da Gigabyte estão explodindo com menos de 5 minutos de uso

As fontes “bomba” como comumente são chamadas por nós no Brasil, são fontes que não cumprem suas especificações, e acabam falhando, o que pode levar a queima não só da fonte em questão mas de PCs inteiros, o que pode causar um prejuízo gigantesco a você consumidor.

Nesse caso estamos falando de duas fontes da Gigabyte, a GP-P750GM e GP-P850GM, que após serem amplamente testadas pelo Gamers Nexus, tiveram uma taxa de falha de 50%, com algumas chegando a queimar com apenas 60% de carga.

Imagem: Fonte da Gigabyte falhando durante o teste do Gamers Nexus

Todo componente eletrônico tem alguma porcentagem de falha, mas números como esses são de um produto a se evitar. Além da alta taxa de falha do produto ser altíssima na nos testes do Gamers Nexus, se olharmos os reviews Reviews na Newegg isso fica ainda pior, com mais de 50% relatando algum problema com o produto.

Outro ponto importante a se notar é que ao menos lá fora essas fontes vinham caindo de preço justamente por sua má reputação, mas não satisfeitos com isso a Newegg decidiu obrigar clientes que estavam desesperados por uma placa de vídeo a levar uma dessas fontes também, uma tática no mínimo duvidosa, e que coloca em risco as placas de vídeo compradas junto.

O problema maior nem é o fato que você tem que comprar um produto ruim junto com sua placa de vídeo, mas também que caso essa fonte falhasse e você precisasse fazer um RMA ou a devolução dela teria que enviar ambos os produtos, assim desincentivando os compradores de receber por aquilo que estão pagando e reduzindo o número de RMAs que essas fontes teriam.

Mesmo modelo, componentes diferentes

Imagem: Mesmo modelo de fonte GP-P850GM mas com componentes diferentes | Fonte: Gamers Nexus

Além de todos os problemas dessas fontes, ainda foram encontrados componentes diferentes em vários dos modelos testados, o que pode indicar que além de um design ruim que anda levando a queima de vários desses produtos, a Gigabyte não teve o cuidado de manter um padrão entre suas fontes, o que pode indicar que inclusive o selo 80Plus Gold dessa fonte não é completamente válido para alguns desses modelos.

Durante os testes do Gamers Nexus 3 das 4 fontes de 750W explodiram e 1 das 4 fontes de 850W acabaram explodindo. Infelizmente o modelo que encontramos com facilidade aqui no Brasil é justamente o de 750W e é justamente o modelo com a maior porcentagem de falhas.

A Fonte tem vários circuitos de proteção e ainda assim queimou

Imagem: Circuitos de proteção da fonte analisada

O mais estranho disso tudo é que ao contrário de muitos produtos ruins que temos no mercado, essas fontes da Gigabyte tem diversos recursos de segurança, como OCP, OTP, OVP, UVP, SCP e OPP todos esses recursos se funcionarem da maneira correta devem fazer com que seja quase impossível a queima desse produto, mas mesmo nos testes feitos pelos Gamers Nexus com as fontes desligando corretamente devido ao OPP (Over Power Protection) as fontes vinham a queimar quando eram ligadas novamente em carga normal, ou seja, os circuitos de proteção funcionam como o planejado mas após os produtos serem ligados novamente as fontes vinham a queimar.

Outro ponto relevante é que um especialista no assunto, o reviewer Aris Mpitziopoulos já tinha encontrado o problema em novembro do ano passado, porém a Gigabyte prontamente julgou a unidade testada por ele como “um ponto fora da curva” e disseram que não conseguiram replicar o defeito encontrado por ele, assim empurrando o problema para debaixo do tapete.

Teste mais “convencional” também apresentou falhas

Imagem: PC usado para teste da fonte pelo Gamers Nexus

Além de usar um Test Loader para efetuar os testes nas fontes o Gamers Nexus resolveu fazer um teste de resistência, onde deixou um PC ligado exigindo cerca de 60% da capacidade da fonte durante 1 mês, faltando apenas 72 horas para o teste ser concluído a fonte veio a queimar e com isso a placa de vídeo também, uma RTX 3080 da Gigabyte. O Steve apresentador do Gamers Nexus afirmou que não podem dar 100% de certeza que a fonte causou a morte da placa de vídeo, mas com certeza ficou feio para Gigabyte pois a placa mesmo morrendo por outro fator também é fabricada pela empresa.

As conclusões que o Gamers Nexus acabou chegando com esses teste são que esse é um produto a ser evitado, e provavelmente precisa de um redesign completo, principalmente em seus circuitos de proteção, já que o OTP que deveria desligar com a temperatura excessiva da fonte não funcionou e o OPP funciona só acima de 130% de carga, o que não é o recomendado.

Resposta da Gigabyte

Assim como a maioria das fabricantes a Gigabyte tentou se defender e acusou os Reviewers que encontraram essas falhas de estarem usando metodologias erradas e que estariam “colocando seus produtos em situações desfavoráveis por períodos prolongados”, algo que não parece próximo a realidade, já que justamente a maioria dessas fontes falhou nos primeiros 5 minutos de teste.

Mesmo alegando que os testes não representam a realidade, a Gigabyte está oferecendo a troca dos produtos fabricados entre o final do ano passado e início deste ano. Não sabemos se as unidades fabricadas após esse período tiveram algum tipo de revisão, mas o Gamers Nexus já se mostrou interessado em testar fontes que não vão participar desse “recall” para ver se o produto realmente cumpre o que promete.

Conclusão

Esses são produtos a se evitar, e até que mais testes sejam feitos com eles a fim de demonstrar que cumprem o prometido e não falham todos devemos evitar a compra de um produto como esse, a fim de preservar nossos PCs de uma falha que pode levar a queima de componentes dentro dele.


Fonte: Gamers Nexus, Gamers Nexus, Tom’s Hardware

Leia Mais
Sony fez update no PS5 que vai facilitar retrocompatibilidade no console