Para quem ainda não conhece o Stadia é um serviço de assinatura assim como Netflix, Amazon Prime e outros, só que para jogos, então vem a pergunta é tipo um Game Pass da Microsoft?
Não, pois o Game Pass você precisa ter o Xbox ou PC capaz de rodar os jogos disponíveis, o Stadia terceiriza isso, os jogos rodam em servidores e são transmitidos para o seu PC, Chromecast, Smart TV ou celular, temos alguns problemas com essa proposta, que são latência e qualidade.
Por você estar jogando em um servidor a centenas de quilômetros de você, existe essa pequena demora, que para jogos seriam coisas de um ou dois frames que fazem uma grande diferença, para pessoas que estão acostumadas a jogar sem essa demora ou em jogos que a sua agilidade conta muito. Por ser uma stream de um jogo e ainda não termos banda de internet ilimitada, o jogo sofre uma compressão que é perceptível ou seja para você que gastou milhares de reais em um PC ou Console para jogar tudo em qualidade alta, terá uma qualidade pior do que no seu PC ou Console.
Imagem: Google, Controle do Stadia e Chromecast Ultra
Então é uma piada mesmo não é? Calma, como toda nova tecnologia demora para ela ser aperfeiçoada, se você contar que para jogar no Stadia você somente precisa de um dispositivo que tenha acesso a internet que não vai precisar ser atualizado a cada ano e que o custo de alguns jogos já vem junto com a assinatura, o stadia começa a fazer sentido.
Como ele ainda não chegou ao Brasil não temos muita noção de valores ainda mas vou comparar com o Stadia que está disponível nos EUA, custa 9,99 dólares por mês se contarmos que um PC que rode perto da qualidade do Stadia custa em média 1000 dólares e você vai ter que trocar partes dele a cada ano para manter a qualidade o Stadia acaba saindo mais barato do que atualizar o PC e comprar os jogos que ele disponibiliza.
Claro isso tudo pensando a longo prazo já que a biblioteca do Stadia ainda não é grande e a maioria dos jogos bons que existem para ele você teria que comprar a parte, mas eu acredito que ele seja sim o futuro e vendo mais jogos sendo adicionados a ele assim como já foram anunciados títulos da Ubisoft como Watch Dogs, Watch Dogs 2, Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands, Far Cry 5, Far Cry New Dawn, Assassin’s Creed Origins, Assassin’s Creed Syndicate e Assassin’s Creed Unity, além de ter já no dia do lançamento Watch Dogs Legion, Assassin’s Creed Valhalla e Far Cry 6 sem falar do jogo mais esperado dos últimos anos Cyberpunk 2077.
O que achou? Se o Stadia vier para o Brasil você assinaria?