Este ano a NVIDIA acabou sendo vítima do seu próprio sucesso. Após o lançamento das novas RTX 3000, muitos jogadores ficaram afoitos para colocar as mãos nessas placas.
No entanto, a NVIDIA não esperava uma quantidade tão grande de pedidos. Como consequência: as RTX 3080 e RTX 3090 se esgotaram em muito pouco tempo. Já as RTX 3070 tiveram o seu lançamento adiado devido a essa grande demanda.
Para que a AMD não acabe enfrentando os mesmos problemas, depois que as novas placas RX 6000 forem colocadas à venda, a fabricante dos chip’s enviou algumas orientações aos seus parceiros para evitar esse problema.
Por exemplo, a AMD recomenda que seus parceiros implementem mecanismos que possam detectar e bloquear o acesso de Bots em tempo real. Além disso, os varejistas são aconselhados a incorporar um captcha, para limitar a quantidade de placas vendidas por cliente. Dessa maneira, iria garantir que mais pessoas tenham acesso as novas placas.
Outra maneira da AMD evitar esse tipo de situação, é adiar o lançamento das suas placas até ter certeza de que terá demanda o suficiente, já que a NVIDIA apresentou suas placas de vídeo ao público no início de setembro e logo depois iniciou as vendas, o que pode ter contribuído para o desfalque.
Tudo isso será confirmado ou desmentido na semana que vem. Já que no dia 28 de outubro de 2020, as próximas placas de vídeo RDNA-2 serão apresentadas oficialmente através de uma transmissão ao vivo. Mas ao que tudo indica, nem mesmo as “Big Navi” serão capazes de igualar o desempenho da RTX 3090. No entanto, se o preço for justo, as novas placas de vídeo da AMD poderão se tornar a preferida de muitos jogadores.
Fonte: Crazy Gadget’s Here