Qual APU Escolher?

Montar uma máquina baratinha está ficando cada vez mais difícil. Mas uma saída que ainda temos são as APU’s que a AMD disponibiliza para nós. O problema é que recentemente tem ocorrido lançamento de vários modelos de APU’s, que podem ser encontrados no site da TerabyteShop, e isso pode estar deixando alguns de vocês confusos com relação ao modelo que irá atendê-los. Pensando nisso, vamos dar uma olhada nesses processadores e entender qual público eles atendem melhor.

Só lembrando que estarei focando mais nas APU’s da nova geração. Isso não quer dizer que estou descartando os Ryzen 3 2200G e o Ryzen 5 2400G. Só que eles estão mais difíceis de se conseguir.

Ao comprar qualquer um desses processadores, sem uma placa de vídeo, não deixe de fazer o Dual-Channel. Você terá uma performance maior ao fazer isso.

RYZEN 3 3200G

Um dos processadores mais baratos da atualidade, com exceção do Athlon, esse processador é um dos queridinhos quando a ideia é um PC baratinho. O Ryzen 3 3200G conta com apenas 4 núcleos e também com a Vega 8 como sua placa gráfica dedicada.

Esse processador é o ideal para os jogadores de Free Fire, CS:GO e LOL, já que, mesmo sem uma placa de vídeo, consegue entregar uma performance aceitável nesses games. Sem falar do seu preço, que o torna a melhor escolha para os Gamer’s iniciantes.

Mas caso você pretenda, futuramente, colocar uma placa de vídeo, lembre-se que esse processador tem apenas 4 núcleos e não é o ideal para quem pretende jogar e fazer stream ou até mesmo uma edição de vídeo.

RYZEN 3 4350G

Recentemente introduzido no mercado brasileiro, o Ryzen 3 4350G está conquistando o seu espaço aos poucos. Esse processador conta com 4 núcleos e 8 threads, e a sua placa gráfica dedicada é a Vega 6. Mas, diferente dos Ryzen 3000G, ele foi construído baseado no chip Zen 2, o mesmo utilizado nos Ryzen 3000. Isso já permite que ele tenha uma performance maior do que o Ryzen 5 3400G.

Agora, quando comparamos a performance da Vega 6 com a Vega 8, o cenário já muda um pouco. Embora não seja uma diferença muito grande, a placa gráfica dedicada desse processador é a mais fraca das que estamos vendo aqui.

Outra coisa importante que devemos levar em consideração é a compatibilidade. Esse processador só é compatível com os chipsets A520, B550 e X570. Alguns modelos de B450 também dão suporte, mas é bom verificar o site do fabricante antes de fazer a compra.

Esse processador é, sem dúvidas, o mais interessante de todos vistos aqui. Isso porque ele conta com uma quantidade de núcleos muito boa para os iniciantes, uma performance “ok” com sua placa gráfica integrada e uma ótima performance quando está em junção com uma placa de vídeo, seja uma GTX 1650 Super ou até mesmo uma GTX 1660 Super. Fora o preço que, atualmente, encontra-se mais barato que o Ryzen 5 3400G.  

RYZEN 5 3400G

Esse processador já é bem conhecido de vocês. O Ryzen 5 3400G é um processador quad-core, com 4 núcleos e 8 threads, e foi lançado junto com os Ryzen 3000. Infelizmente, esse processador foi construído baseado no chip Zen+, o mesmo utilizado nos Ryzen 2000. A placa gráfica que acompanha esse processador é a Vega 11.

Ainda com relação a performance, a única vantagem que ele pode te proporcionar é ter a melhor placa gráfica integrada das APU’s. Para não ser completamente injusto com esse processador, ele também traz uma grande gama de compatibilidade com vários chipsets da linha AM4. Sendo elas A320, B350, B450, X370, X470 e X570.

RYZEN 5 4650G

Por último, mas não menos importante, temos o Ryzen 5 4650G. Esse processador já vem com 6 núcleos e 12 threads, e tem a Vega 7 como sua placa gráfica dedicada. Assim como o Ryzen 3 4350G, ele foi construído baseado no chip Zen 2, o que faz ele se assemelhar bastante ao Ryzen 5 3600. Só que, no quesito performance, o Ryzen 5 3600 ainda sai na frente.

Com relação à performance da Vega 7, o desempenho se aproxima muito da Vega 8. Mas o que faz esse processador ser tão interessante é o fato dele ser um six-core. Mesmo sem uma placa de vídeo, você já consegue usufruir bem do que ele tem para te proporcionar e, claro, consegue casar bem com qualquer placa de vídeo do mercado atualmente.

Só lembrando que, assim como o Ryzen 3 4350G, esse processador só tem compatibilidade com as placas de chipset’s A520, B550 e X570. Alguns modelos de B450 também dão suporte, mas é sempre bom confirmar isso no site do fabricante antes da compra.

São muitas opções de APU’s no mercado, mas você só pode comprar uma. Estude bem a sua necessidade e veja qual dessas vai te atender melhor. Não esqueça que a AMD tem uma gama de processadores, o que permite que você não fique preso na hora de fazer o upgrade. E todos esses processadores vão conseguir rodar os jogos mais leves, como CS:GO, LOL e Free Fire.

Leia Mais
Nvidia irá usar arquitetura Turing nas placas CMP HX