Gabinete, como escolher o seu?

O Gabinete é com certeza a parte mais menosprezada e vista com o menor interesse pelos donos de PC, mas hoje, você vai entender a real importância dessa peça e quais são as características que você deve buscar quando for adquirir o seu. Vamos lá?

Tamanho: Full Tower ou Mini?

O tamanho do gabinete vai definir muitas coisas sobre ele, desde compatibilidade com mais placas mãe, espaço para placas de vídeo maiores, mais baias de HD/SSD, suporte para mais fans e radiadores de Water Coolers além de mais espaço para organizar os cabos e deixar o setup mais clean.

Mas como saber qual é o tamanho ideal de Gabinete para você? Bom primeiro você tem que analisar onde vai colocar aquele gabinete, se tem espaço para um gabinete maior, ele te dará maior flexibilidade para as peças que você vai comprar, podendo suportar placas de vídeo maiores e placas mãe ATX por exemplo, lembrando que um gabinete bem escolhido pode te acompanhar por anos, passando por várias gerações de peças que você for trocando.

Mas caso você queira montar um PC com uma mATX por exemplo é bom comprar um gabinete que valorize o tamanho das peças que você escolher, principalmente se você for pegar um gabinete com vidro nas laterais para que ele mostre as peças de uma maneira que elas pareçam dimensionadas para o gabinete, sem ficar muito espaço sobrando também.

Ventilação: Frente vazada ou de vidro?

Os gabinetes com vidro na frente estão cada vez mais populares, mas o vidro se contribui na estética atrapalha no airflow (fluxo de ar) que pode aumentar as temperaturas do seu PC, mas ao fim não é grande problema se você desde o princípio investir em fans para ter uma boa refrigeração no seu gabinete, já que o vidro acaba restringindo a quantidade de ar que passa pela frente do gabinete.

A frente não é a unica coisa a se ver quando o quesito é ventilação também temos que ver o suporte para fans na parte de cima e dependendo do gabinete até embaixo, e se todas as entradas de ar são filtradas, inclusive a da fonte, isso minimiza a manutenção e limpeza que você terá que dar no seu gabinete, tendo que apenas limpar os filtros, tendo que limpar dentro do gabinete apenas após um uso maior.

Features: RGB, Dual zone e Fans inclusos

Muitos gabinetes têm features que os diferenciam e te ajudam a deixar seu PC mais bonito, organizado além de melhorar sua refrigeração, Dual zone pode ser desde os gabinetes que tem a PSU Shroud que é aquela peça que separa a sua fonte, os cabos e as baias de HD/SSD do restante das suas peças, como no já querido da galera o Redragon Wheel Jack e também vem de outra forma na divisão de zonas como temos no O11 da Lian Li que tem um gabinete mais largo, deixando os cabos, fonte e HD/SSD escondidos sendo um gabinete mais baixo e com o airflow pouco convencional mas que funciona muito bem.

Fans inclusos são uma boa pedida, já que comprando eles junto com o gabinete além de te economizar uma grana já que fans separados são geralmente mais caros e normalmente os fans inclusos já combinam com a estética do gabinete e se forem RGB normalmente já vem com o controlador incluso o que vai te ajudar na hora da compatibilidade, já que já vem todas com o mesmo sistema.

Já o RGB seja em fitas, fans, ou até mesmo algum detalhe do gabinete que ascenda não vão te dar grandes vantagens além da estética, mas sendo incluídas e por um preço justo são muito bem vindas, já que todos nós gostamos de iluminação para deixar nosso setup mais bonito.

Conclusão

Não existe gabinete correto para todos os PCs, mas seguindo essas dicas e olhando um gabinete que se encaixa no seu bolso e que cabe no seu setup, vai dar uma prestígio muito maior além de poder ser uma peça que você use por muitos anos, fazendo com que o dinheiro que você gaste a mais agora pode trazer uma economia no futuro.

Também é válido recomendar que você olhe reviews, PCs já montados com aquele gabinete, já que eles podem te ajudar a fazer uma escolha mais consciente assim você já sabe o que está comprando e como ele vai ficar com as peças que você pretende usar.

Leia Mais
Cooler compatível
Como saber se um cooler é compatível com meu PC?