Como escolher a Fonte certa para seu PC

Aqui no DicasPC já te mostramos e explicamos como escolher quase tudo que você precisa para montar seu PC, mas ficou faltando talvez o mais importante deles: a Fonte. Mas você deve estar se perguntando o que tem de tão importante em uma fonte? Pois eu lhe respondo, a fonte é o componente mais vital do seu PC e pode literalmente ditar a vida útil de todas as peças que você tem dentro do seu PC, e inclusive evitar que o restante do seu computador queime em caso de uma sobrecarga da rede elétrica por exemplo. Vamos para as Dicas?

Compre de marcas confiáveis

Existem muitas marcas boas de fonte no mercado, como Corsair, Cooler Master, Silverstone, e  sinceramente eu poderia ficar até amanhã falando de boas marcas que realmente existem muitas, mas muitas pessoas pela proposta do “custo-benefício” ou mesmo por um orçamento apertado acabam escolhendo fontes de marcas completamente desconhecidas para economizar um trocado, esse sem dúvida é o maior erro de principiante na hora de montar um PC.

Como já explicado a fonte é um equipamento vital para a saúde do seu PC então não podemos de maneira alguma “economizar” nela, no sentido de comprar uma marca pouco confiável, mas não se preocupe, existem excelentes fontes a preços acessíveis.

Potência: quanto é o suficiente?

A potência de uma fonte é sinalizada sempre por seu valor em watts ou seja aquele número com um W no final é a potência dela, mas é importante sempre avaliar a necessidade e a proposta do seu PC na hora de escolher a capacidade da sua fonte, para isso você pode usar ferramentas como o PSU Calculator da Newegg que pode te dar uma estimativa justa de quanto você precisa de fonte.

Mas tome cuidado, se você pretende fazer algum tipo de overclock, fazer um upgrade ou até mesmo comprou um modelo de placa de vídeo mais parruda, que já tem PCBs melhorados e clocks maiores além de mais conectores de energia, você precisa levar em conta essa diferença, e por isso e pelas oscilações de energia que seu computador pode exigir durante seu uso é sempre recomendado pegar uma fonte mais ou menos 25% maior do que o calculado, para ter aquela folguinha amiga e não forçar muito sua fonte, além de ficar em uma faixa de eficiência energética maior.

Eficiência: 80Plus vale o preço?

Eficiência é um grande fator em uma fonte, porque não percebemos, mas o seu PC é um gasto mensal dependendo da energia que ele consome, assim como a internet é um custo que temos para rodar nosso PC, por isso é tão importante escolher uma fonte com boa eficiência e muitas vezes até vale a pena dar o upgrade de uma 80Plus Bronze para uma Gold pelo dinheiro que você vai economizar ao longo da vida útil da sua fonte, que pode muito bem durar mais do que um PC.

Modular, Semi-modular ou não Modular?

A modularidade de fontes foi sempre um foi um artigo de luxo por muito tempo, mas ela vem cada vez mais entrando no mercado “custo-benefício” e traz diversas vantagens no quesito estética da sua montagem e também no quesito “future-proofing” que é a segurança que você vai poder usar sua fonte mesmo que inventem um novo conector, como a Nvidia fez recentemente com suas placas Founders o conector de 12 pinos, se você não tem uma fonte modular vai precisar usar adaptadores, que são no geral esteticamente feios, que no caso de uma full modular você pode simplesmente trocar o cabo por um cabo compatível.

A maior diferença entre uma fonte modular e uma semi-modular, é a habilidade de poder trocar todos os cabos e poder fazer por exemplo uma build com cabos sleevados de uma cor temática do seu PC já que na semi-modular existem cabos como o 24 pinos que não podem ser trocados.

Conclusão

A fonte não é uma peça para se fazer pouco caso e que pode sim influenciar no resultado final do seu PC então de maneira alguma brinque ou menospreze a fonte que você escolher pela “mais barata que tinha no site”, as vezes a mais barata vai ser sim uma opção viável mas sempre pesquise e examine muito bem uma fonte antes de comprar.

Leia Mais
Call of Duty Black Ops Cold War: Cheaters já Presentes no Beta