Frequência VS Núcleos. Qual é mais importante?
Frequência VS Núcleos. Qual é mais importante?

Frequência VS Núcleos. Qual é mais importante?

Quando vamos escolher qual processador comprar para o nosso PC, é comum nos depararmos com a questão: Frequência maior ou mais núcleos?
E essa é uma dúvida bem comum, são tantos números e informações que só estudando para conseguir decidir qual produto escolher.

Vamos fazer uma analogia para simplificar o entendimento.
Imagine que o seu PC é um carro e o processador é o motor.
Um “motor” com mais núcleos é ideal para cargas pesadas, trabalho duro. Ex: Ryzen 7 2700X

Um “motor” com uma frequência alta, é ideal para carros esportivos ou de corrida, tarefas que exigem uma agilidade maior. Ex: i5 9600K

E um “motor” com frequência alta e muitos núcleos, é para todo tipo de tarefa, como se você colocasse uma carretinha em uma Ferrari. 😂 Ex: i9 – 9900K

Quando é melhor ter mais núcleos?

Há tarefas que se beneficiam demais da quantidade de núcleos, que vão usar 100% do seu processador. Ex: Renderização 3D e de vídeo, softwares de produção musical e tarefas que precisam executar diversos softwares ao mesmo tempo, como livestreams.

Quando é melhor ter frequência alta?

No geral, os jogos costumam performar melhor quando se tem uma frequência alta por núcleo. Nos últimos 2-3 anos isso tem mudado um pouco e as coisas estão mais equilibradas, grandes títulos como Assassin’s Creed Odyssey e FarCry 5 que se beneficiam da combinação dos dois fatores, clock alto e mutos núcleos. Mas se você quer priorizar a performance máxima na sua gameplay, procure um processador que opere em uma frequência alta.

MAS! Não se engane, mesmo os processadores Ryzen de 3ª geração tendo um clock relativamente baixo se comparado com a linha K da Intel, eles performam muito bem em jogos, chegando muito próximo de seus concorrentes, e em alguns casos tendo uma performance acima.
Então a principal dica é: Busquem conhecimento.

Assista e leia comparativos entre os produtos que você está em dúvida, como esse que fizemos com a nata dos processadores mainstream 😊

Qual é o melhor?

É preciso analisar a sua situação, e a partir disso chegar na resposta. O ideal é achar o equilíbrio, não adianta você ter um processador cheio de núcleos, sem que eles performem bem, e o mesmo vale para o inverso.
Com esses fatores em mente, fica mais fácil de fazer a escolha do seu processador, pesquise bem antes de comprar, e aproveite a troca de gerações que acarreta em uma queda grande de preços nos produtos das gerações anteriores.

Leia Mais
COMO FORMATAR O SEU PC E INSTALAR O WINDOWS 10