Como Saber A Configuração Ideal pra Você?

Montar uma computador não é uma tarefa fácil. Por se tratar de componentes caros, qualquer gasto precisa ser certeiro. Por conta disso, hoje eu decidi ajudá-los, trazendo algumas dicas que irão evitar que vocês gastem dinheiro desnecessariamente.

Antes de montar uma configuração, você precisa se perguntar: qual o objetivo da minha máquina? Para facilitar a sua resposta, nós podemos resumir em três objetivos: edição de vídeo, jogador casual e jogador competitivo. E ainda tem os que buscam fazer live ou streaming. Cada perfil precisa de uma determinada atenção em peças diferentes.

EDIÇÃO DE VÍDEO

Para fazer uma boa renderização, sem precisar demorar um dia inteiro, é bom você focar em um processador que seja pelo menos um six-core, seja um i5 10ª Gen ou um Ryzen 5. Outro item que precisa ter uma atenção especial é a memória RAM. Também, para quem pretende fazer edições em FULL HD, é essencial que você tenha 16Gb de memória RAM. E, caso esteja buscando resoluções mais altas, é necessário dobrar essa quantidade. E por último, mas não menos importante, a placa de vídeo. Esse item é extremamente necessário, mas também vai ser limitado pelo seu orçamento. O ideal é ter uma placa de vídeo forte, como uma GTX 1660 ou RX 5500 XT. Mas, para os que estão com orçamento apertado, dá pra começar com uma GTX 1050 Ti.

JOGADOR CASUAL

Uma máquina para jogar e se divertir parece ser algo simples. E, para jogar os jogos mais antigos, realmente não tem muito mistério. Um i3 10ª Gen ou um Ryzen 3 3100 já vai ser o suficiente pra você. Mas o que você precisa entender é que mesmo jogadores casuais têm objetivos diferentes. Alguns não são muito exigentes e até um processador com gráfico integrado já consegue atendê-lo. Já outros buscam algo mais equilibrado, com um processador que não vai se tornar obsoleto tão cedo e uma placa de vídeo capaz de levar todos os jogos com um preset no médio/alto. 

Se você for o segundo grupo, o melhor é começar com um processador six-core e uma placa de vídeo de nível intermediária como uma GTX 1050 Super ou uma GTX 1660 Super. Para quem busca resoluções mais altas, como o QuadHD ou o 4K, o correto é investir em placas mais fortes como a RTX 3060 Ti ou RTX 3070. E com relação a memória RAM, dá para começar com apenas 8Gb, mas hoje em dia, com jogos como o COD Warzone,  é melhor fazer um Up para 16Gb, nem que seja mais pra frente.

JOGADOR COMPETITIVO

Para os jogadores competitivos, o que mais importa são as altas taxas de fps na tela, tendo assim uma maior fluidez. Para isso, você precisa investir em processadores com clock’s mais altos. A melhor escolha para esses jogos é o Ryzen 5 5600X. Mas se você não está com tanto dinheiro assim, você também pode optar pelo i5 10ª. Com relação a memória RAM, é melhor já começar com os 16GB (dois pentes de 8Gb) para evitar aborrecimento. E a placa de vídeo não precisa ser da mais forte. Uma GTX 1650 Super ou GTX 1660 Super também vão te atender muito bem.

Leia Mais
Novo Xbox Trará Vida Nova a Jogos Antigos