Podemos nos assustar com temperaturas “altas” em nosso PC, principalmente no processador e placa de vídeo. Mas o que boa parte das pessoas não sabe é a partir de que temperatura podemos considerar alta para essas peças.
Deve-se levar em consideração:
Modelo da peça (uma RTX 2080 Ti naturalmente vai esquentar mais que uma GTX 1650);Temperatura ambiente (há uma diferença gigante de temperatura entre os estados do Brasil, e isso influencia muito na temperatura interna do seu PC);Ventilação do gabinete (é sempre recomendado haver um bom fluxo de ar dentro do gabinete, do contrário ele vai virar uma mini estufa e naturalmente as suas peças vão esquentar mais);
Curva de fans
Se mesmo com esses pontos resolvidos a sua placa de vídeo continua esquentando, uma solução rápida e simples, é modificar a curva de fans da placa. Para fazer esse trabalho temos algumas opções.
MSI Afterburner (NVIDIA e Radeon)
O MSI Afterburner é um software muito completo e gratuito. Nele podemos fazer diversos ajustes na nossa placa de vídeo, inclusive é o mais usado para overclock e monitoramento de desempenho, temperatura, frequências, atividade dos fans…
Mas o que vamos usar hoje é a função curva de fans.
1 – Com o Afterburner aberto, clique na engrenagem de configurações.
2 – Na parte de cima dessa janela há várias abas com as funções do programa, a que vamos precisar para esse tutorial está na aba “Ventoinha”.
3 – Aqui você deve marcar a caixa que diz “Habilitar perfil para controle automático de ventoinha”
4 – Quando você habilita essa opção, automaticamente o software cria uma curva de fans que é mais eficiente do que a curva padrão, mas a ideia aqui é nós criarmos uma conforme a nossa necessidade.
O eixo Y representa a velocidade dos fans, e o eixo X, a temperatura da GPU (chip gráfico da placa de vídeo).
5 – Cada pessoa ajusta conforme a sua necessidade, nesse caso aqui eu quero que minha placa fique fria, mas que não faça tanto ruido, então vou ajustar para a rotação dos fans para subir gradualmente de 10 em 10% a cada 10º, mas o máximo será de 80%. Assim vamos conseguir melhorar a temperatura e os fans não vão avançar mais do que 80%, que normalmente é onde o ruído se torna mais audível.
6 – É interessante que você habilite a caixa que diz “Forçar atualização constante da velocidade da ventoinha”, e setar o tempo de atualização para 100 (ms)
7 – Depois é só clicar em aplicar e está feito a nossa curva de fans!
AMD Adrenalin (Radeon)
Para quem possuí placa de vídeo da AMD, a melhor solução é o próprio software da marca, o Adrenalin. Nele temos diversos controles para as placas Radeon, incluindo, claro, a possibilidade de alterar a curva de fans.
1- Após abrir o Adrenalin, vá até a aba desempenho.
2- Clique em ajustando;
3 –No controle de ajuste selecione a opção manual;
4 –Ative o ajuste de ventilador;
5 – Desative o Zero RPM.
6 – Ative o controle avançado;
7 – Essa curva de fans do Adrenalin é complicada, pois não aparecem os números exatos de temperatura e rotação de fans, mas se você clicar em “controle de ajuste fino” fica bem mais fácil de mexer na curva.
8 – Aqui vamos fazer o mesmo que no afterburner, 10% de aumento na rotação para cada 10º, com limite de 80%.
9 – Feito a sua curva, é só clicar em aplicar mudanças na parte superior.
E para você ver como faz diferença, abaixo temos um comparativo antes e depois de aplicarmos a curva de fans.