Como escolher cadeira gamer
Como escolher cadeira gamer

Cadeira Gamer: Como escolher a ideal para você?

Sem uma cadeira gamer, seu corpo não aguentará a tarefa “darksoulniana” de manter sua coluna saudável durante as horas de jogatina!
Diferente das cadeiras comuns de escritório, a cadeira gamer é fabricada pensando nas longas horas que pode ficar sentado a jogar seu jogo favorito. Ainda mais com os anúncios de games que estão para chegar.

Mas o que é uma cadeira gamer? Como ela se diferencia dos modelos convencionais? Por que eu deveria comprar uma ao invés de uma nova placa de vídeo?
 
O ponto principal é justamente o propósito. Cadeiras comuns não foram feitas para ficar horas à fio sentado, mesmo quando falamos em cadeiras de trabalho.
 
Já todas as cadeiras gamers são criadas com esse propósito, já que todo mundo que gosta de games não joga apenas 20 minutos por dia. Outra grande diferença está no estilo. Como as cadeiras gamers são feitas para entretenimento, ela não fica preso ao estilo convencional desses objetos.
Por isso, é possível encontrar cadeira gamer de todos os estilos e cores, permitindo escolher uma com a qual se identifique mais.
 
Mas já sabemos como escolher uma cadeira comum. Já a gamer, ficam algumas dúvidas na hora de pensar qual vai ser a ideal para suas horas de jogatina.
 
Por isso, reunimos abaixo critérios importantes que deve considerar antes de comprar um modelo de cadeira gamer. Esses critérios vão além do já usual conforto e preço, embora eles tenham sido citados porque continuam a ser importantes.
 
Então chega de grinding e vamos logo para o chefe final. Veja abaixo os principais critérios na hora de escolher sua cadeira gamer!

Suporte ao corpo em diferentes posições

Se trabalhando ou estudando temos a tendência de mudar algumas vezes de posição, nos momentos de distração com certeza essas mudanças acontecem mais. Principalmente quando falamos de jogos.
 
Afinal de contas, quem nunca já passou por aquela fase no qual “a treta fica séria” e o corpo ficou todo inclinado para frente?
 
Por isso, é importante que a sua cadeira gamer possa manter seu corpo confortável em uma posição neutra e diminuindo o impacto na coluna. Falando em conforto…

Sua cadeira gamer deve ser confortável

Apesar de óbvio, vale lembrar que não importa quantas “traquitanas” sua cadeira gamer tenha. Se ela não for confortável, ela é inútil.
 
Não adianta ela vir com um espaço para colocar seu copo de Mountain Dew de um lado e um suporte para o Doritos de outro, se você não consegue ficar nem uma hora sentado nela.
 
Esse critério, porém, é fácil de descobrir, mesmo quando está comprando online e não pode testá-la em primeira mão (ou bunda).
 
Preste atenção na cadeira mais confortável de sua rotina e observe dois elementos importantes: o acolchoado do assento e, mais importante ainda, o acolchoado do encosto. Embora o normal seja apenas ver o assento, é o encosto que lidará com o conforto das suas costas.
Por isso, fique atento ao nível de expessura dos acolchoados nessas duas partes. Aí então tome sua decisão!

Ajuste de altura e comprimento

Apesar de comum em cadeiras convencionais, não estamos falando apenas do ajuste de assento. Também estamos falando da possibilidade de ajustar o encosto.
 
Poder ajustar a altura do assento é essencial, mas comum à qualquer cadeira gamer. Afinal, é necessário combinar a altura do assento com o do monitor, de maneira a não desgastar seu pescoço. Quem nunca já passou pela situação da imagem abaixo por não poder ajustar a altura da cadeira?
Para quem joga no computador, também tem a necessidade de poder usar o teclado e mouse sem levantar os músculos dos ombros.
 
O mesmo vale para a altura do encosto, principalmente para quem é mais alto ou mais baixo que o padrão de altura no Brasil, que é entre 1,60m e 1,70m. Fora desses padrões, é necessário ajustar o encosto para acomodar suas costas e evitar lesões.
 
Ajustar o comprimento, tanto do assento quanto do encosto, também é importante para quem tem uma posição preferida enquanto joga. Há quem opte por jogar mais relaxado, com as costas mais para trás, principalmente em jogos de corrida usando volantes gamers.
 
Por outro lado, há quem não dispense o desafio e, para se concentrar totalmente, joga com o corpo inclinado para frente. Ou seja, ao poder ajustar o comprimento do assento e encosto, sua cadeira continua a evitar danos na sua coluna.

Plataforma que usa para jogar

Achou que sua plataforma de games não importasse na hora da compra? Achou errado, querido fã de jogos eletrônicos!
 
A maioria das cadeiras gamers foram feitas com o computador em mente. Afinal de contas, o computador representa a maior parte dos streams e gameplays no Twitch ou YouTube, além dos torneios de eSports.
 
Mas há cadeiras dedicadas a jogos no console ou a gêneros específicos, como o nicho de corrida que citamos anteriormente.
 
Se você não costuma jogar no PC, pode ser uma boa ideia comprar uma cadeira ideal para jogar no console ou em dispositivos móveis. Elas trazem ajustes mais adequados para quem joga nessas plataformas, por exemplo.

Espaço disponível no cômodo de jogo

Não adianta comprar a cadeira gamer mais top do mercado, se ela não vai caber em seu quarto ou sala.
 
Apesar de trabalhoso, é interessante medir seu cômodo de jogo e ver quanto espaço está sobrando para colocar a cadeira gamer. Com as medidas anotadas, basta saber qual é a média ideal para que o objeto ocupe e combine com os outros móveis do seu cômodo para jogos.

Orçamento disponível

Como falamos no início do artigo, ficar de olho no orçamento é sempre bom. Mas por que falamos em orçamento e não preço?
 
Porque é mais interessante definir o quanto você pode gastar do que simplesmente levar a cadeira gamer mais barata! Além disso, ter um orçamento te encoraja a procurar descontos e ofertas mais interessantes.
 
Por exemplo, se você destina de R$ 1500 a R$ 2000 para a compra da cadeira gamer, você poderá buscar por promoções em cadeiras que, originalmente, estariam em uma faixa de preço superior.
 
Ou seja, ter um orçamento te fará procurar por boas barganhas e pode acabar levando uma cadeira gamer melhor do que esperava!

Onde estão os melhores preços?

Agora que montou seu orçamento, que tal começar suas buscas pela internet? Na maioria das lojas de hardware, há uma categoria exclusiva às cadeiras gamers!
 
As opções cabem em diversos orçamentos, além de diversas ofertas que vão fazer a diferença em sua tomada de decisão.
 
Para dar um level up no seu conforto pelas próximas horas de jogatina, clique no link e confira nossa melhor seleção de cadeiras gamers do mercado!
Leia Mais
REVIEW COMPLETO da PLACA MÃE ASUS PRIME B550M-A (WI-FI)