A520 ou B450 | Qual Escolher?

Quando pensamos em escolher a placa mãe para o nosso processador, o que devemos prestar mais a atenção são os recursos que ela pode nos oferecer e o preço. Pensando nisso, eu decidi trazer um comparativo entre duas placas que tem sido as mais visadas entre vocês.

A520

Lançada em 2020, junto com os novos Ryzen 5000, essa placa veio para substituir a A320. Por conta disso, ela conta com uma construção bem simples e veio com a ideia de atender o público que busca algo mais “baratinho”. Logo, ela é bloqueada para o overclock de processador, mas ainda permite o overclock de memória RAM.

ASUS anuncia suas placas baratinhas com chipset AMD A520 | Adrenaline

Por mais simples que esse chipset possa ser, alguns modelos de A520 contam com dissipação no VRM e até 4 slots para memória RAM. Mas, mesmo com tudo isso, não é uma placa muito indicada para quem pretende usar processadores mais fortes, como um Ryzen 7 ou até mesmo um Ryzen 9. Outra coisa que precisamos levar em consideração é que essa placa não tem compatibilidade com todos os processadores do socket AM4. Ela fica limitada, apenas, aos Ryzen 3000, Ryzen 5000 e os Ryzen 4000G.

B450

Já a B450 veio para ser uma placa intermediária. Lançada em 2018, essa placa tem sido a preferida de muitos que buscam um meio termo entre qualidade e preço. Diferente da A520, ela permite o overclock de processador e de memória RAM.

Claro que existem muitos modelos dessa placa no mercado atualmente. Mas, em média, elas costumam contar com uma dissipação no VRM, o que permite uma boa margem para overlock, e 4 slots de memória RAM. Uma grande vantagem que essa placa tem é a compatibilidade com todos os processadores do socket AM4. O que significa que você pode usar desde um Ryzen 5 1400 até um Ryzen 5 5600X.

Placa Mãe AM4/USB 3.1/Type-C/Displayport, HDMI, ASRock, B450M Steel Legend  | Amazon.com.br

Com relação aos processadores que ela consegue levar, isso acaba variando com relação ao modelo. A B450M Gaming/BR, por exemplo, mesmo sendo uma B450, tem uma construção tão simples que não permite que você utilize um Ryzen 7 3700X sem ter problemas de super aquecimento do VRM. Mas em geral, os modelos costumam ser uma escolha muito boa para quem pretende pegar um Ryzen 7.

CONCLUSÃO

Os dois modelos de placa se mostram muito interessantes. Mas o que vai definir qual é a melhor é o seu uso. Para quem pretende comprar um processador mais fraquinho e não quer nem pensar em overclock, a A520 se mostra mais interessante. Mas para quem busca extrair mais performance do seu processador, ou até mesmo utilizar processadores mais fortes, a melhor pedida é a B450.

Leia Mais
Placas B450 e X470 suportam o Smart Access Memory e Processadores Ryzen 5000