Parece que está cada vez mais normal controles com defeitos nos mais variados consoles, alguns dos casos como os da Microsoft com o controle do Xbox One e da Nintendo com os Joy-cons podem levar até anos para ter seu defeito manifestado, mas o que torna preocupante é que o mais novo controle da Sony, o Dual Sense, está apresentando defeitos logo nos primeiros meses de uso.
Assim como os demais controles citados, o controle do PS5 sofre também de algo chamado de “joystick drift” que é quando o chamado analógico do controle, aquela peça que você geralmente usa para se movimentar durante um jogo ou mexer a câmera, acaba apresentando movimentos sem que nenhum comando seja dado, fazendo com que ficar parado ou até mesmo realizar missões simples se torne impossível, já que a todo momento você está lutando contra a peça defeituosa do controle.
O processo foi feito por uma firma americana de advocacia, e pretende representar todos os afetados pelo problema do controle, que a firma considera “defeituoso”. Existem processos parecidos aos demais casos como da Nintendo e Microsoft, sendo nenhum deles julgados até então, a Nintendo não parece muito preocupada, já a Microsoft está tentando mudar o processo para arbitragem.
Não sabemos o que as cortes vão decidir, mas algo favorável às fabricantes é pouco provável, já que existem uma quantidade muito grande de casos onde isso ocorre, casos demais para que todos sejam considerados “mau uso” por parte do consumidor.
Fonte: KitGuru, gamesindustry.biz