Air Cooler Vs Water Cooler | Qual é o Melhor?

A refrigeração do nosso computador é um dos pontos mais importantes que temos que prestar a atenção. E, atualmente, temos dois componentes que ajudam a diminuir a temperatura do nosso processador: o Air Cooler e o Water Cooler. E para saber qual desses dois nos atende melhor, precisamos saber como eles funcionam e o preço que são encontrados, para podermos ter um parâmetro e entender qual deles apresenta o melhor custo-benefício.

AIR COOLER

Um dos mais conhecidos e o mais baratos dos dois. A função do air cooler é refrigerar o seu processador utilizando o ar. Os modelos mais básicos (como o cooler box que acompanha alguns processadores) tem apenas uma ventoinha que joga o vento na direção do processador. Esses modelos são bem básicos e, por isso, não diminuem tanto a temperatura. Já o air cooler “em pé” consegue fornecer temperaturas mais baixas, por ter uma fan maior que joga o ar para fora do gabinete.

Dois pontos que diferem os air coolers entre si são a quantidade de heat pipes e a quantidade de fans. Os heat pipes são os condutores de cobre que ajudam a resfriar o processador. E existem modelos que acompanham de 2 à 8 heat pipes. Quanto mais heat pipes, maior a dissipação do calor e, consequentemente, menor a temperatura. E se você fizer um sistema de push and pool (com uma fan puxando o ar e a outra jogando para fora), você ainda consegue reduzir ainda mais a temperatura.

WATER COOLER

O water cooler já foi um item que era pensado só para usuários entusiastas, mas hoje em dia já conseguimos ter acesso a ele com mais facilidade. Devemos lembrar que existem dois modelos de water cooler: o water cooler selado, vendido em qualquer loja de informática; e o water cooler custom, que é necessária uma pessoa especializada para fazer a instalação. Nesse artigo, estaremos focando no water cooler selado, por ser mais comum para a grande maioria.

Atualmente existem 4 modelos de water cooler. Esses modelos diferem em relação ao tamanho do radiador, sendo eles de 120mm, 240mm, 280mm e 360mm. Quanto maior o radiador, menor a temperatura.

Por utilizar um líquido para refrigerar o processador, o water cooler consegue entregar temperaturas bem baixas. Fora que o seu apelo estético chama muita atenção, já que é possível deixar a sua máquina muito mais organizada e com um visual mais chamativo.

A maior desvantagem do water cooler é o seu preço, já que é mais barato comprar um air cooler do que um water cooler. Claro que, como foi dito no artigo, existem vários modelos de air cooler e water cooler e, consequentemente, eles têm valores diferentes. Mas, em média, os water coolers costumam ser mais caros e, por conta disso, muitos acabam optando pelo air cooler.

PERFOMANCE

Já a performance também varia de acordo com o modelo de air cooler e water cooler que estão sendo testados. Em média, um air cooler com 6 heat pipes consegue se aproximar das temperaturas de um water cooler de 240mm. Mas o ideal é sempre verificar na internet se existe algum comparativo que mostre o resultado.

Ao estudar sobre esses dois itens vemos que ambos tem vantagens e desvantagens. Na verdade, no final das contas, o que vai dizer qual dos dois é melhor é o seu gosto. Sempre verifique, também, se o seu processador é “cabeça quente”, já que isso impacta diretamente no modelo que você vai precisar comprar.

Leia Mais
Assassin’s Creed Valhalla Tem Suas Especificações Reveladas