A autoridade de mercado e competição (CMA) do Reino Unido anunciou que irá investigar a aquisição da ARM pela Nvidia. Segundo a CMA, o maior risco para o mercado britânico é justamente o fato de a ARM licenciar sua propriedade intelectual para diversos concorrentes da Nvidia, o que poderia causar um conflito de interesses.
A CMA abriu para as companhias possivelmente afetadas que façam declarações dizendo como essa fusão pode ou vai afetar seus negócios até dia 27 de Janeiro. Estamos vendo cada vez mais governos tentando impedir que fusões de grandes empresas da mesma área ocorram, como já vimos que o governo americano quer fazer o mesmo com o Facebook.
A ARM e a Nvidia ocupam sim parte de um mesmo mercado, mas quando observamos o grande escopo não necessariamente são concorrentes diretas ou essa aquisição irá afetar uma concorrência direta da Nvidia, e contando que o controle da ARM é da japonesa SoftBank que está vendendo para a ARM por 40 bilhões de dólares, não sabemos até que ponto o governo britânico irá interferir.