Quando a AMD anunciou o SAM (Smart Access Memory) e com isso uma melhora de 10 a 20% de FPS nos mais diversos títulos, todos ficaram empolgados com a notícia, porém essa feature seria restrita apenas aos Ryzen 5000 em conjunto com as RX 6000. Parte disso já foi desmistificado quando tivemos a Asus conseguindo utilizar o recurso com a plataforma Intel em uma de suas placas mãe, e agora aparentemente isso é possível com a plataforma Zen e Zen 2 da AMD.
Segundo o site Videocardz por testes já feitos a feature funciona em qualquer processador Ryzen, sendo o limitador uma placa mãe com Resize BAR, e uma Placa de vídeo que tenha esse suporte, que se restringe atualmente as RX 6000 da AMD, mas com a Nvidia já dizendo que estaria trazendo isso para suas placas no futuro.
Isso demonstra que a tecnologia não é tão exclusiva e revolucionária quanto a AMD quis mostrar quando revelou as novas RX 6000, e sim mais uma jogada de marketing para fazer que usuários das novas RX 6000 também fizessem o upgrade para os Ryzen 5000.