Todo mundo que já pesquisou um pouco antes de comprar um PC já se deparou com os selos 80 Plus, essa certificação serve para de certa forma garantir a qualidade e eficiência da fonte que você vai comprar. Mas com o recente anúncio de uma alta no preço das certificações pode levar a um leve aumento do preço das fontes.
A 80 Plus, já tem um quase monopólio das certificações de fonte, tais certificações que já foram contestadas inúmeras vezes por não seguir uma metodologia de testes tão rígida em questões de temperatura, e nem fazer o estresse da fonte sobre temperaturas mais altas.
Recentemente o site Igor’s Lab divulgou uma nova tabela (imagem acima) para certificação das fontes que dependendo da certificação aumentou em 3.5x, como no caso de rebranding para manter a certificação que antes eram mil dólares passaram a ser 3500 dólares, o que não parece muito, mas quando entra na soma que qualquer nova versão ou modelo tem que pagar essa taxa, acaba encarecendo o produto o que mais tarde será repassado ao consumidor.
Isso pode significar que a indústria tente ir para novas certificações, coisa que a mesma evitava fazer justamente pelo já conhecimento do público a respeito da 80 Plus, e pela metodologia de testes que às vezes deixava um produto de não tão boa qualidade ser certificado.