Valve quer dar suporte ao Windows 11 no Steam Deck

O Steam Deck chegou para ser uma nova maneira de se utilizar o computador, mais especificamente para jogar. Os notebooks atuais podem até servir melhor em questão de potência, mas o quesito portabilidade foi deixado de lado por muito tempo, logo se você quer ter uma boa experiência jogando em um notebook, você vai acabar tendo algo mais próximo de um desktop do que algo realmente portátil.

E é justamente esse mercado que a Valve quer atacar, um mercado onde a portabilidade e jogabilidade se sobreponha a performance por si só, mas mesmo tendo um hardware inferior que os notebooks feitos para jogar, o Steam Deck deve trazer o balanço ideal, trazendo uma performance que se espera de um portátil e tendo a possibilidade de utilizar um dock de forma que você pode ter uma opção de jogo mais confortável quando estiver em casa.

Windows 11 no Steam Deck?

Mas parece que não é só isso que a Valve quer trazer com seu novo console. A empresa parece estar muito preocupada com a forma que seus consumidores vão usar o dispositivo e quer deixar o aparelho em seu melhor estado para qualquer fim que a pessoa quiser. Por isso a empresa parece estar tentando fazer com que seu console tenha suporte ao Windows 11.

Imagem: Steam Deck rodando Windows 11 | Fonte: PCGamer

O suporte ao Windows 11 seria a cereja no bolo, trazendo muito mais longevidade ao console, e ainda trazendo o interesse do público mais inflexível, que talvez prefira usar o console com seu sistema operacional favorito. Porém para atingir tal façanha a Valve está trabalhando com a AMD para implementar tanto o Secure Boot quanto o TPM 2.0 que são obrigatórios no novo sistema operacional da Microsoft. Só que isso traz um grande problema, o dispositivo terá que ter BIOS, o que pode aumentar a complexidade de fazer essa transição.

Se a Valve optar por trazer o Windows 11 e BIOS ao Steam Deck isso seria ainda melhor para as pessoas que pretendem usar o aparelho, já que vão poder provavelmente se utilizar de Dual Boot, ou seja, vão poder usar o console com o SteamOS para mais desempenho em jogos, mas pode facilmente trocar para o Windows 11 se quiserem fazer um trabalho ou navegar na internet.

A Valve diz estar pensando se vale a pena a implementação, mas caso ocorra o Steam Deck vai ser um dispositivo ainda mais flexível do que antes esperado.


Fonte: PCGamer

Leia Mais
kit gamer
Kit Gamer: melhores acessórios para jogar