RTX 3080 E 3090 COM PROBLEMAS!?

As RTX3000mal chegaram e já temos visto alguns problemas. Desde um estoque muito limitado, vídeos de análises independentes, até problemas reais de hardware com as poucas placas que já foram vendidas.

Recentemente, os usuários das placas customs de RTX 3080 e RTX 3090 estão passando por dificuldades ao utilizarem as peças. E, para piorar as coisas, a NVIDIA não sabe o que tem causado essas complicações.

O PROBLEMA

O problema provavelmente está relacionado aos capacitores instalados na parte traseira da GPU. Nesta geração, é possível notar que a maioria dos fabricantes não cobriu essa área com uma placa traseira. Existem seis capacitores inferiores necessários que são responsáveis ​​por filtrar as tensões da GPU NVVDD/MSVDD. Quanto melhor a filtragem, menor a probabilidade da placa ter problemas em frequências altas.

A questão foi relatada pela primeira vez quando os modelos de placas customs atingiam velocidades de clock de 2.0 GHz durante os jogos. Isso resultou em uma falha repentina, levando o jogador de volta à área de trabalho. Quanto pior a filtragem de tensão e quanto maior a velocidade do clock, maior a probabilidade de os usuários encontrarem essas falhas.

As complicações estão principalmente relacionadas (pelo menos pelo que está sendo relatado até o momento) à escolha dos capacitores. Os AIBs precisam seguir as diretrizes da NVIDIA para usar POSCAPs (Conductive Polymer Tantalum Solid Capacitors) – marcados em vermelho na imagem abaixo – ou MLCCs (Multilayer Ceramic Chip Capacitor) – marcados como verdes na imagem abaixo. Uma combinação de ambos também é possível e usada ativamente em muitas placas (incluindo a Founders Edition).

As marcas que optaram por mais MLCCs em vez de POSCAPs estão tendo menos problemas de instabilidade. No entanto, só porque a placa usa MLCCs em vez de POSCAPs, não significa que o design seja ruim. Afinal, não sabemos se essa disfunção é causada apenas pelos próprios capacitores ou se há algo mais aqui. O que podemos fazer é esperar uma posição da NVIDIA com relação a esses contratempos. Em breve atualizaremos vocês.

Leia Mais
Rumores indicam lançamento de 4 novos processadores Ryzen 5000