Placas Mãe B660 não devem ter suporte ao PCIe 5.0

Um dos maiores avanços da décima segunda geração, os Alder Lake, é definitivamente o PCIe 5.0. Infelizmente como a “alegria de pobre dura pouco” aparentemente as placas mãe com chipset intermediário e de entrada do socket LGA 1700 não terão o recurso.

ASUS PRIME B660 | Fonte: VideoCardz

Mesmo com o processador tendo tal capacidade aparentemente o chipset não terá. O que pode levar a que essas placas tenham no máximo o slot primário PCIe 5.0 mas não tenham suporte a M.2 com a tecnologia. Também pode ser que isso seja restrito a placas mais baratas, mas a teoria mais provável é que não tenham nada com o recurso.

Isso de certa forma é aceitável já que o recurso não é necessário de imediato. Com literalmente nenhuma placa de vídeo ou SSD se utilizando dele no momento. Quando essas placas aparecerem provavelmente também serão topo de linha, o que normalmente não é o foco de quem mira em placas mãe mais baratas.

Temos que lembrar que com a exceção dos SSDs M.2 nenhum outro hardware atualmente necessita nem do PCIe 4.0. Com todas as placas de vídeo do mercado mesmo as que têm suporte ao recurso funcionando com a mesma performance no PCIe 3.0.

Ou seja, muito provavelmente não sentiremos falta do recurso por agora. Mas se você assim como muitos donos de PC pretende manter seu kit por anos e fazer apenas o UP pontual da placa de vídeo é um recurso a se ter em mente na sua próxima troca de plataforma.

Fonte: VideoCardz

Leia Mais
Demon’s Souls terá mais de 180 vídeo-guias