Nvidia está transformando RTX 3070 Ti defeituosas em RTX 3060

Para quem não sabe, a fabricação de Chips está longe de ser perfeita. Por serem literalmente circuitos impressos de forma microscópica, muitas vezes alguns desses chips são transformados em versões de placas menos potentes justamente por terem algum defeito.

Imagem: Nvidia

O Chip GA104, é um desses chips, ele em sua forma sem defeitos tem 6144 cores, ele é utilizado para a RTX 3070 Ti. Quando ele tem alguns defeitos, aproximadamente 5% de Cores defeituosos ele é utilizado em uma RTX 3070. Se você acha que para por aí está muito enganado, com a RTX 3060 Ti, a rainha do custo-benefício, usando o mesmo chip só que com 21% de Cores defeituosos.

Até aí tudo bem, essas placas são projetadas para ser assim justamente por conseguirem aproveitar melhor todas as GPUs que saem da fábrica. O mesmo ocorre com as GPUs da AMD, e até outros modelos da Nvidia.

Escassez no limite

Porém chegamos ao ponto da escassez de chips que a Nvidia teve que usar o GA104 para suas RTX 3060, com 42% de Cores defeituosos. Isso é um pouco estranho, porque o GA104 é 30% maior em área do que o GA106 geralmente utilizado na RTX 3060. 

Imagem: Nvidia

Isso faz com que para esse chip ser utilizado o PCB como um todo teve que ser redesenhado, além de é claro o cooler, que precisa conseguir refrigerar um chip maior, mas que por estar parcialmente desativado deve ter temperaturas melhores do que as placas equipadas com o GA106.

Por enquanto essas RTX 3060 com o GA104 só estão sendo vendidas na China, mas por terem a mesma especificação devem ter a mesma performance. Fazendo assim com que você não tenha que se preocupar se essas placas aparecerem no Brasil.

Isso deve indicar que a Nvidia vai conseguir fazer mais RTX 3060, mas como isso depende de os chips terem muitas falhas na fabricação é difícil estimar o quanto isso deve aumentar o estoque dessa placa.

Fonte: Tom’s Hardware

Leia Mais
REVIEW da Memória RAM Geil EVO Potenza ‘AMD Edition’ 3000 CL16