Novo Cooler Box da Intel, concurso de beleza ou de eficiência?

Após o lançamento dos Ryzen, e seus novos cooler box, ficou a dúvida se a Intel responderia com um novo modelo. A AMD mudou um pouco a visão de que o Cooler Box era apenas um “quebra-galho” trazendo diversos modelos inclusive com RGB e performance distintas.

Modelos de Cooler Box da AMD | Fonte: AMD

Enquanto a AMD “revolucionava” com seus cooler box, com diversas pessoas inclusive querendo comprá-los avulsos, a Intel seguia com basicamente o mesmo cooler, simples e “OK” nada muito fora da curva.

Novos cooler box da Intel | Fonte: @ayxerious

Porém em conjunto com os Alder Lake, a Intel está para lançar uma nova linha de coolers box, a RX1. Esses novos coolers quando foram vazados pareciam ser uma releitura do trabalho da AMD. Com RGB e possivelmente mais performance, um Cooler para ser realmente permanente sem a necessidade de uma troca.

Novo cooler RM1 foi vazado

Novo cooler RM1 da Intel | Fonte: VideoCardz/@momomo_us

Bom, ele está aqui só que não parece ser muito diferente no quesito performance, com a mesma quantidade de material para fazer a dissipação. A única coisa que ele parece divergir do modelo anterior é a estética, tendo uma “saia” em acrílico e um anel RGB em seu entorno.

Isso já coloca um grande ponto de interrogação nos dois modelos mais básicos, que parecem ser idênticos com a mudança apenas no RGB. Isso não necessariamente é algo ruim, já que alguns processadores mais básicos e com usos mais leves podem se beneficiar desse tipo de cooler.

O problema são com processadores melhores, como os i7 que receberão esse tipo de cooler. Esses processadores, mesmo não sendo desbloqueados, irão gerar uma quantidade muito grande de calor dependendo do cenário. Isso pode gerar estresse desnecessário, perda de performance além da perda de vida útil a longo prazo.

Ainda temos esperança que o RH1, destinado aos i9, seja um cooler realmente melhor. Ou melhor, ainda que todos os coolers sejam melhores, com pasta térmica melhor, uso de materiais melhores e até mesmo design mais inteligente em sua fan.

Fonte: VideoCardz

Leia Mais
Sony irá anunciar modelos compatíveis de SSD no PS5