Microsoft anuncia o Windows 11

Hoje a Microsoft anunciou seu novo Windows, e foi tudo o que já tinha vazado certo? Errado. A Microsoft aparentemente foi além do básico update visual que todos nós esperamos para o Windows 11 e colocou mais features que valem a pena serem ditas.

O novo sistema operacional, vem com focos que vão além do “facelift” e trazem mais segurança e velocidade ao sistema, que aparentemente terá um dos carregamentos mais rápidos de todos os sistemas operacionais devido a maneira em que foi programado para lidar com a sua CPU. Além disso, o Windows 11 deve incluir updates 40% menores do que o Windows 10, e segundo a empresa feitos no “background” o que pode significar que você não vai mais precisar reiniciar ou desligar o PC e ficar vários minutos esperando o computador atualizar.

Outra coisa que foi extensivamente falada na conferência, foi o fato de o novo Windows facilitar o seu trabalho, fazendo com que você tenha maior facilidade em achar documentos mais utilizados, e até a maneira que você usa as janelas. Por exemplo, se você utilizar seu browser e um editor de texto lado a lado, o Windows lembrará disso e sempre te oferecerá a opção, além de que se você usar 2 monitores ele lembrará qual janela fica em qual monitor.

Windows para jogos

Um grande ênfase na apresentação da Microsoft foram os jogos, e a partir de agora vários recursos já presentes na família Xbox, virão ao sistema operacional de número 11, como o “auto HDR” que tem suporte a mais de 1000 jogos e permite que o jogador tenha uma experiência diferente mesmo com jogos antigos, já que o recurso muda a iluminação e ambientação de jogos, trazendo cores mais “corretas” a cena, fazendo assim com que sua experiência seja ainda melhor nos jogos.

Outro recurso muito comentado foi o “Direct Storage” uma tecnologia que permite que jogos carreguem mais rapidamente, sem aquelas zonas de carregamento já famosas nos jogos, como elevadores, entrepostos ou até mesmo pequenas cidades, que você tem que passar para mudar de região em um jogo. Essa tecnologia dá acesso direto do seu SSD para o jogo, fazendo tempos de carregamentos mais rápidos, e jogos novos que podem se utilizar do recurso para fazer transições melhores e sem a necessidade de utilizar essas zonas de carregamento.

Além disso a integração com o Game Pass é ainda maior, com o aplicativo já sendo instalado no sistema, e mais jogos com cross-play chegando à plataforma, fazendo com que você possa aproveitar o serviço tanto no Xbox quanto no PC, onde até agora a experiência era um pouco pior.

Quando o Windows 11 chegará e vou poder fazer o Upgrade?

Não foi dada uma data exata para a chegada do sistema, com a Microsoft se reservando a dizer que o Windows 11 chegará “ainda esse ano”, ou seja devem levar alguns meses para o sistema chegar a todos nós, mas se você é dos mais curiosos, o programa de testes da Microsoft, o Insider deve começar a selecionar pessoas para testarem o sistema, e você pode se inscrever aqui se está preparado para testar o novo sistema. Lembrando que as versões dadas pelo Insider devem apresentar Bugs, ou seja, se você depende do seu computador estar funcionando perfeitamente e não quiser passar por isso é melhor esperar o lançamento oficial.

Os requisitos para poder rodar o Windows 11 não são muito diferentes do Windows 10, com destaque ao TPM, e não, não estamos falando daquele período do mês que assombra as mulheres, e sim um módulo de segurança feito pela microsoft e presente na maioria das placas mãe fabricadas depois de 2018, portanto se você tem uma placa mãe mais velha que isso, é importante se existe a opção “TPM” na sua BIOS se você pretende utilizar o sistema no futuro.

Caso não tenha esse módulo, você vai ter que acabar fazendo o Upgrade para poder desfrutar do novo sistema, e lembrando que o Windows 10 já está com data de descontinuação marcada para 2025, mas até lá provavelmente você já terá feito a transição para uma nova plataforma.

Gostou do novo Windows? Vai fazer a transição? Deixa aqui nos comentários.


Fonte: Microsoft

Leia Mais
Como escolher o monitor perfeito para você