H410 e B460 não irão suportar processadores da 11 geração

Aqui no DicasPC nó já cansamos de falar o quanto valeu a pena para os compradores da AMD quando ela iniciou sua venda dos Ryzen, com compradores de placas mãe A320 (que ainda é vendida pelo seu custo benefício) puderam usar processadores de 3 gerações diferentes sem se preocupar muito, e como isso é bom para o consumidor que na hora do upgrade precisa trocar apenas um componente o processador.

Imagem: Intel

Parece que a Intel não aprendeu muito com isso, e a notícia de hoje vai deixar quem optou pela décima geração da Intel descontente. A Intel já a muitos anos vem praticando a venda de placas mãe que são compatíveis em duas gerações, a cada geração sai um novo modelo mas você ainda pode usar a sua antiga, já que o socket não foi trocado. Mas a Intel, querendo “ajudar” o consumidor com sua nova linha de placas-mãe, acaba prejudicando o consumidor que comprou a sua linha de placas para a décima geração.

As placas mãe com chipset H410 e B460 não serão compatíveis com a décima-primeira geração, aparentemente devido a falta de suporte ao overclocking de memória que agora está presente em todas as placas que suportarão a nova geração, que é uma medida benéfica para nós consumidores mas vem com essa má notícia que não vamos poder usar as placas já compradas e muito menos usar as placas da geração anterior como opções mais baratas em conjunto aos processadores mais novos.

Imagem: VideoCardz

Resta esperar se a Intel irá manter o posicionamento ou assim como vimos com as B450 e Ryzen 5000 os fabricantes irão achar maneiras de utilizar essas placas com a nova geração através de novas BIOS.

Fonte: VideoCardz, Intel

Leia Mais
AMD aumenta produção de placas para conter escassez