Fotos das novas Z690 da Intel são vazadas

Sempre que temos alguma nova geração de processadores, placas de vídeo e até mesmo consoles, nós encarregados de levar as notícias até o público sempre ficamos animados com vazamentos. Afinal, são com esses vazamentos que podemos entender e explicar melhor para o público o que está por vir, e acabar esclarecendo alguns fatores além de dar uma melhor indicação para o público se vale ou não a pena já começar a juntar seu suado dinheiro para comprar um produto.

Imagem: Placa mãe Z690 | Fonte: 老弟一号

Desta vez tivemos o vazamento de uma Z690, placa que deve ser o topo de linha para a décima geração da Intel que  deve ser lançada agora em outubro. A placa em questão parece ter sido fotografada no meio do seu processo de montagem, o que explica a falta de dissipadores tanto no chipset, quanto nos VRMs, além da clara falta de conectores como os 8 pinos para CPU.

A placa aparenta ser da linha DARK da EVGA, que usa um layout parecido em seus modelos Z590,e já é conhecida pelo exagero no número de fases de alimentação, que no modelo anterior eram de 21 fases, em configuração 19+2. O modelo da foto parece ter uma alimentação mais robusta ainda, com 23 fases sendo elas 18+2+3, o que pode indicar que o design híbrido dos Alder Lake da Intel vão precisar de fases separadas para cada um dos seus bancos de processadores.

O que esperar das placas mãe para Alder Lake?

É claro que o que vemos nessa imagem com 23 fases não será o comum, mas devemos ver sim até nas placas mais simples como as H610 um maior número de fases, justamente por essa separação entre cores fracos e cores fortes. Isso de certa forma pode ser um indicativo que essa geração da Intel vai estar longe do custo benefício, afinal, qualquer coisa a mais que uma fabricante tem que colocar em um placa acaba aumentando o custo para o consumidor. Por isso que acabamos por ver placas de 500 reais e placas de 8 mil reais, justamente por essas mudanças no desenho, features novas e até mesmo um simples dissipador nos VRMs pode mudar muito o preço de uma placa.

Só realmente saberemos o mínimo que deve ser colocado em uma placa Z690 quando elas forem lançadas ou se tivermos mais modelos vazados, afinal sempre existem placas com o chipset topo de linha que são bem básicas assim como não é incomum ver uma placa com o chipset intermediário e construção de topo de linha, portanto, agora só nos resta esperar.


Fonte: 老弟一号(Bilibili)

Leia Mais
REVIEW COMPLETO do SSD NVMe Hikvision E2000 de 256 GB