Desenvolvedor aponta “morte” do VR no PC

Para quem não conhece o gênero VR são jogos de realidade virtual, onde o jogador por meio de um Headset com telas ele fica completamente imerso em um mundo tridimensional onde ele pode andar por meio de sensores e visualizar qualquer coisa nos 360° do seu campo de visão.

Imagem: HTC Vive Pro

Esse gênero foi apontado por muitos como o futuro dos jogos, porém desde seu lançamento o formato vem demorando para criar grande adesão, justamente por ter poucos títulos, o headset custar caro e além disso precisa de um PC muito potente para conseguir empurrar mais de 75 FPS em 2 telas Quad HD, o que é inviável para muitos dos PCs vistos por aí atualmente.

Com o surgimento do VR, muitas outras iniciativas foram formadas, como os headsets para consoles e é claro os Headsets Stand-Alone, que não precisam de um computador ou console para rodar seus jogos e por ter câmeras embutidas também não precisa de sensores ou áreas específicas destinadas a eles, podendo ser utilizados em qualquer lugar.

Esses Headsets Stand-Alone justamente por serem mais populares conseguem atingir um público muito maior e pelo seu volume e subsídio na venda conseguem ter valor 10x menor do que todo o equipamento que você precisaria para jogar em VR no PC, além de por ter uma base de jogadores maior existem muito mais jogos para esses headsets do que no PC.

Um headset Stand-Alone como o Oculus Quest 2 está saindo por 300 dólares de preço inicial enquanto um headset de PC custa em média 800 dólares pelo seu pacote com os controles, além de que precisam ser acompanhados de um PC de quase 2 mil dólares para rodar jogos com mais qualidade.

A “morte” do VR para PC

Imagem: Oculus Quest 2

Isso se agrava mais ainda com um desenvolvedor vindo ao Twitter declarar o VR para PC “morto” com outros desenvolvedores vindo divulgar opiniões parecidas, um deles deu seu depoimento e disse que lucrou mais dinheiro em 2 meses com um jogo tradicional do que em 4 anos com dois jogos VR, o que mostra que é um segmento tão de nicho que não dá incentivo para desenvolvedores fazerem jogos para esse formato.

O mesmo desenvolvedor ainda respondeu a um comentário afirmando que até a Valve que tinha lançado o jogo mais avançado em VR até o momento o Half-Life Alyx, cancelou completamente seus planos para um novo jogo VR, o que realmente pode indicar que estamos tratando de uma categoria morta por enquanto.

Talvez daqui a alguns anos com hardware mais avançado e preços mais baixos voltemos a ver o segmento de realidade virtual voltando para o gosto do jogador de PC, mas por enquanto se você realmente quer a experiência VR mais completa é melhor ir atrás de um Oculus Quest.

Fonte: Twitter @CixLiv

Leia Mais
AMD Produzindo Placas de Vídeo Para Mineração