Shutterstock

Benchmarks mostram novo processador da 13ª geração da Intel com 24 cores e 32 threads

A 12ª geração da Intel, os Alder Lake, nem terminou de ser lançada, com o restante da linha saindo só no início do próximo ano. Mesmo assim, a Intel já está trabalhando pesado nas próximas gerações, que querendo ou não, vão acabar por cimentar sua hegemonia.

Com isso em mente, não é estranho que seus novos processadores da décima terceira geração, os Raptor Lake, já estejam em desenvolvimento. Afinal foi isso que confirmou o leaker KOMACHI_ENSAKA, que conseguiu um benchmark do suposto i9 13900.

Intel Raptor Lake-S | Fonte: BAPCO/Tom’s Hardware

O Benchmark foi o BAPCO, que testa o processador em 4 categorias, geral, produtividade, criatividade e responsividade. O novo processador assim com seus 24 cores (8C+16c) e 32 threads ficou bem abaixo do 12900K, o que pode ser problema de drivers ou até algo desativado por ser uma unidade de engenharia bem inicial.

Comparativo 12900K vs 5950X vs 13900? | Fonte: BAPCO/Tom’s Hardware

Os Raptor Lake estão a um ano de serem lançados, mas vão utilizar o mesmo socket já vigente nas Z690, o LGA 1700. Esse benchmark também nos revela os possíveis novos planos da Intel, que parecem estar aumentando apenas o número de cores eficientes, com as cores de performance se permanecendo em 8.

Isso faz sentido para o público em geral, já que pouquíssimos programas de uso no dia-a-dia conseguem se utilizar de mais de 8 cores com bastante eficiência. Isso também coloca nos cores menores a função de não repassar nada que não for preciso aos cores mais potentes. O que vai deixá-los ainda melhores em executar as tarefas pesadas.

Fonte: @KOMACHI_ENSAKA via Tom’s Hardware

Leia Mais
Seu processador da AMD anda meio quente? Epic Games Launcher pode ser o problema