Os preços de GPUs estão subindo, muito disso se deve a relação oferta e demanda. Mas também temos custos adicionais que estão influenciando sua subida de preço.
Desde componentes que estão ficando mais caros devido a situação das fábricas. Que atualmente não estão conseguindo operar em sua capacidade total e até mesmo fabricantes como a TSMC subindo seus preços.
E foi justamente por causa do reajuste feito pela taiwanesa TSMC que agora as GPUs da AMD estão sendo vendidas de 20 a 40 dólares mais caras para as AiBs, como Gigabyte, Asus, MSI, Palit etc.
Isso é de certa forma preocupante já que essas placas já vem vendo aumentos constantes já faz um tempo, e já estão na marca de 90% do preço sugerido. Ainda devem levar algumas semanas para que o aumento chegue até nós, mas preços subindo nunca é bom.
Com o tempo o mercado deve se ajustar, assim como os preços da própria TSMC que devem baixar quando as demais fábricas ficarem prontas. O lado positivo dessa crise é que no futuro, será muito mais raro uma situação como essa acontecer.
Fonte: BCF via VideoCardz