AMD anuncia FidelityFX e Novos Ryzen 5000G na ComputeX

Assim como a Nvidia, a AMD não ficou de fora e trouxe uma série de novidades em sua apresentação na ComputeX, entre elas os novos Ryzen 5000G, o FidelityFX e um novo processo de fabricação que aumenta a performance de processadores em jogos em até 25%.

Imagem: Lisa Su CEO da AMD em uma de suas apresentações

Ryzen 5000G em Agosto

Que a AMD não está para brincadeiras nós já sabíamos, por isso quando Lisa Su, a CEO da AMD subiu ao palco da ComputeX todos estávamos esperando grandes coisas vindas da empresa e ela não nos decepcionou, primeiro com algo que nós gamers estamos suplicando atualmente, APUs.

A AMD até os Ryzen 3000 manteve a mesma estrutura em seus produtos, alguns processadores que realmente traziam a arquitetura nova, e entre eles algumas SKUs que eram processadores da geração passada com gráficos integrados, mas não desta vez, a AMD trouxe a público dois novos processadores que devem chegar às lojas em agosto.

Fonte: AMD

Ao invés de terem processadores específicos com gráfico integrado, desta vez a AMD está seguindo os passos da Intel, com o processador convencional vindo com gráfico integrado, e tudo isso sem perder muita performance comparado ao seus pares sem. Pela primeira vez temos processadores com mais de 4 cores tendo gráfico integrado do lado da AMD, o que deve ser uma escolha muito boa para quem está sem aquele dinheiro para comprar uma placa de vídeo mas não quer comprar um processador que vai ter que trocar no futuro para ter a performance desejada.

Por isso as duas opções da AMD com 6 e 8 cores são uma boa pedida, ainda mais trazendo especificações basicamente idênticas no caso do 5600G contra o 5600X, ainda não temos reviews feitos pela mídia em geral, quando eles chegarem teremos uma melhor noção de qual performance estamos falando, mas se você estava precisando de um processador como esse está na hora de ficar animado.

FidelityFX Super Resolution

Fonte: AMD

Outra coisa muito pedida pelos gamers que tem placas da fabricante eram sem dúvidas algo semelhante ao que temos com a Nvidia com o DLSS, o que já era rumor a algum tempo agora se tornou realidade, a AMD anunciou o FidelityFX Super Resolution, ou FSR para encurtar, nos demonstrativos feitos pela empresa, mostram ganhos de até 2,5x o que pode ser a diferença entre um jogo injogável e uma experiência excelente.

Muitos ainda não estão colocando todas as fichas no FSR, que por se tratar de algo muito mais superficial e aberto talvez não entregue o mesmo nível de detalhes que sua contra parte no DLSS entrega, é claro que por se tratar de um recurso novo ainda deve ter muito o que melhorar, todos nós sabemos o quão ruim o DLSS era em suas primeiras versões, por isso independente do resultado devemos esperar melhorias do FSR.

Outra grande surpresa feita pela empresa em sua apresentação foi o design 3D dos chiplets, o que permite que mais memória cache seja alocada nos processadores, em comparação a Lisa Su mostrou um comparativo entre um Ryzen 9 5900X e uma versão modificada com 64MB de cache a mais por chiplet, transformando um processador que antes tinha apenas 64MB de cache para um total de 192MB de cache, e com toda essa memória a sua disposição o protótipo alcançou até 25% mais performance em jogos.

A conferência da AMD foi muito interessante e tem muita coisa nova vindo por aí. Deixa aqui nos comentários o que você mais gostou das novidades da AMD.

Fonte: AMD

Leia Mais
RX 5600 XT vs RTX 2060 - A suprema para o QHD!
RX 5600 XT vs RTX 2060 – A suprema para o QHD!