AMD lançará concorrente do DLSS ainda no primeiro semestre de 2021

Para quem não sabe o que é DLSS (Deep Learning Super Sampling) é uma forma de inteligência artificial usada pela Nvidia em alguns jogos para melhorar a performance de suas placas. Como ela faz isso? Simples, ao Invé de renderizar o jogo em 4K por exemplo, ela renderiza em QHD ou FHD e usa inteligência artificial para fazer Upscaling da imagem ou seja fazer a imagem ficar em 4K sem que você perceba, exigindo menos da sua placa de vídeo e conseguindo em alguns casos até o dobro de FPS, fazendo com que jogos antes “injogaveis” em algumas resoluções consigam ficar com frames aceitáveis.

Imagem: Nvidia

Essa é a atual vantagem da Nvidia em cima da AMD, que quando comparada com a Nvidia sem o DLSS ativado, consegue médias melhores mas a partir do momento que vemos a tecnologia em jogo a Nvidia dispara na frente. Mas isso está para mudar, a AMD segundo rumores deve lançar o FidelityFX, seu concorrente para o DLSS ainda neste semestre, mais especificamente no outono.

Imagem: AMD

Ainda não sabemos se os resultados vão ser tão bons quanto os da Nvidia, já que o DLSS já está há algum tempo no mercado e em suas primeiras versões nitidamente tinha menos qualidade do que um jogo renderizado nativamente, situação que mudou muito em suas últimas versões, fazendo com que jogos fiquem até mais detalhados quando utilizado a função.

Outro grande fator é quais jogos que irão suportar a tecnologia da AMD, já que acaba que é inviável usá-la em qualquer jogo, precisando de uma cooperação entre a fabricante e a desenvolvedora. O jogo Cyberpunk 2077 é um dos títulos que deve receber o FidelityFX logo de cara, e poderemos ver como ele se sai. Lembrando que a feature deve ser limitada apenas às Radeon RX 6000, assim como o DLSS é limitado às 3 últimas gerações de arquiteturas da Nvidia: Volta, Ampere e Turing, ou seja 1650 ou superior.

Fonte: VideoCardz, Prohardver

Leia Mais
DLSS da Nvidia agora está disponível para Linux