TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SSD

Acredito que a grande maioria dos consumidores ainda utilizam os HD’s como suas unidades de armazenamento. Mas não é novidade que os SSD’s têm virado uma tendência, já que trazem velocidades de transferência superiores aos HD’s. E com tantos modelos e marcas, muitos ainda se perguntam o que são os SSD’s e quais são compatíveis com as suas máquinas.

MODELOS

Hoje encontramos três modelos de SSD: o SSD de 2.5″, o SSD M.2 SATA e o SSD M.2 NVMe. A grande diferença entre esses modelos é a sua velocidade de transferência e suas portas de entrada. Enquanto os SSD de 2.5″ são compatíveis com praticamente todos os computadores, por ter a mesmas conexões de um HD, os SSD’s SATA e NVMe só são compatíveis com a porta M.2.

Com relação a velocidade de transferência, temos uma limitação nos SSD’s SATA, tanto o de 2.5″ como o M.2 de, no máximo 600MB/s, variando de acordo com a marca e modelo do SSD. Já os NVMe conseguem alcançar altas taxas de transferência, podendo chegar a 5.000 MB/s, variando de acordo com a marca também.

TENDÊNCIA NO MERCADO

Hoje, graças à popularização, tem sido muito comum utilizar os SSD’s para ressuscitar, tanto os notebook’s como os PC’s velhinhos. Mas ainda estamos longe de ver essas unidades substituírem por completo os HD’s. Por ter uma vida útil maior que a dos SSD’s, a grande maioria ainda alterna entre o SSD e o HD. Utilizando o SSD para instalar o Sistema Operacional e os seus programas, e o HD para o armazenamento bruto, por exemplo usar como armazenamento de jogos, fotos e vídeos.

Leia Mais
4 passos para o SETUP GAMER ideal para Jogos de FPS e Battleroyale