Radeon RX 550 em 2021, Vale a Pena?

Aqui no Dicas, nos esforçamos para trazer o melhor conteúdo pra vocês. E vendo que estamos enfrentando uma certa escassez de placas de vídeo, hoje eu decidi trazer um review sobre a RX 550. Essa é uma das placas mais baratas no mercado atualmente e que pode ser uma opção para muitos que desejam transformar o seu PC em uma máquina Gamer (ou quase).

Como de costume, vamos primeiro dar uma olhada na história dessa placa e ver para que público ela foi pensada.

Lançada no dia 18 de abril de 2017, a RX 550 veio para abocanhar o mercado de entrada. A ideia era uma placa de baixo custo e que pudesse atender os jogadores de e-sports menos exigentes. Isso significa que a placa não foi pensada para jogar com gráficos no alto e nem para rodar os jogos lançamentos. Como toda boa placa de entrada, a longevidade dela não foi muito grande.

Na época a AMD lançou duas versões dessa placa – uma contando com 2GB de VRAM e outra com 4Gb. Ambas utilizando memória GDDR5. Mas mesmo com mais memória, a diferença de performance entre as duas não é muito grande. É claro que para os que desejam utilizar o máximo dessa placa o modelo de 4Gb se mostra mais interessante.

Mesmo com tudo isso, como a placa se comporta hoje em dia? Para o FullHD, a placa não se mostra uma boa escolha, o que não é uma surpresa. Com os jogos vindo cada vez mais pesados, fica complicado para uma plaquinha de entrada de 4 anos conseguir segurar os lançamentos. É claro que você ainda pode arriscar, mas eu não indico.

Agora, quando abaixamos a resolução para o HD a placa ainda tem um suspiro. É possível jogar jogos como Assassin’s Creed Odyssey com uma boa fluidez se você sacrificar a resolução e a qualidade da imagem. Não é o ideal, mas em um mundo em que as placas de vídeo estão com um valor tão alto, pode ser uma opção. E para os jogadores competitivos saibam que você não vão conseguir alcançar os 144Hz em jogos como Fortnite, o que não quer dizer que você não conseguirá jogar bem no preset médio/baixo. Mas para o público que busca um CS:GO, LOL ou até mesmo Free Fire, não vão se arrepender.

A RX 550 é uma das poucas opções “baratas” que temos no mercado hoje. Infelizmente não é a melhor placa de vídeo do momento mas pode quebrar um galho até os preços normalizarem. Hoje você encontra a RX 550 2Gb por R$ 509,00 e a RX 550 4Gb por R$ 629,00. E não se esqueçam, para aproveitar o máximo dessa placa eu indico a vocês utilizarem a resolução HD já que ela não tem forças para empurrar um FullHD na maioria dos jogos.

Leia Mais
Google Stadia uma Piada ou o Futuro?