Como escolher o monitor perfeito para você

Talvez para você todo monitor seja igual à primeira vista, mas hoje você vai descobrir que o tamanho e resolução não é a única coisa que muda em um monitor. E sim, existe monitor para jogar, monitor para trabalhar e monitor que faz um pouco dos dois. Pronto para aprender a escolher o monitor certo para você?

Imagem: Samsung

Painel: VA, TN ou IPS?

Se essas siglas pareceram grego para você, não se preocupe, é mais simples do que parece. Vamos começar com o TN, o painel TN é o sonho de qualquer gamer competitivo, que joga títulos de eSports, como CS:GO, Valorant, LoL e DotA 2, é um painel que não tem muita fidelidade de cores mas ao mesmo tempo te proporciona refresh rates muito altos e baixo tempo de resposta, o sonho de todo gamer competitivo.

O IPS é basicamente o oposto, ele é para você que trabalha com edição de imagens ou vídeo, onde é de muita importância um monitor com boas cores e cores corretas, também é o monitor para você jogador de jogos Triplo-A que não liga para refresh rates altos ou nada do tipo mas quer a maior imersão possível.

Mas eu jogo competitivamente, edito vídeos e adoro um jogo Triplo-A, calma, não precisa se preocupar, por isso temos o VA, ele não tem refresh rate tão alto e nem a maior precisão de cores, mas faz ambas funções de maneira muito boa, um ótimo exemplo de monitores VA são os novos monitores Gamer da Redragon, preço bom, boa qualidade de cores e 144Hz a 1ms GTG.

Tamanho: 24”, 27” ou UltraWide?

Novamente caímos na pegadinha de qual usuário você é, se você é o gamer competitivo você não pode ter um monitor muito grande, pois a HUD fica muito distante e não é benéfico para o seu desempenho como um todo, pois não consegue ver a tela inteira de maneira confortável se o monitor for muito grande, se você entrar em um site como o ProSettings vai perceber que 99% dos Prós usam monitor de 24” que parece ser o ideal para o jogador competitivo.

Se você gosta mais de jogar um Triplo-A, curte uma imersão, já te recomendo um monitor de 27” ou mais, para ter aquela imersão, a dica também é válida se você trabalha no computador e ao mesmo tempo não gosta de um monitor UltraWide. Se seu foco é puramente produtividade não tem porque não ir com um monitor UltraWide, ele te dará mais área de trabalho, editar videos ficará muito mais fácil com a timeline gigantesca que você vai ter.

Resolução: FullHD, 1440p ou 4K

Resolução vai depender muito da sua máquina e de seu objetivo, se você é um usuário convencional, ou busca maior número de FPS possível FullHD segue sendo a melhor escolha, se você tem uma máquina mais potente e não quer abrir mão de um 144Hz o 1440p provavelmente é a escolha certa para você, mas se tudo que importa para você é qualidade de vídeo e vai usar seu novo console no seu monitor também, 4K é provavelmente a melhor escolha.

Refresh Rate e Tempo de resposta

Imagem: DreamHack

Todo jogador competitivo sonha com um monitor 144Hz ou 240Hz, mas para isso você primeiro precisa ver se seu PC aguenta rodar o seu jogo favorito com mais FPS que o refresh do seu monitor, se ele não roda não é recomendado você comprar um monitor com 144Hz ou 240Hz já que antes para sofre uma travada no jogo seu FPS tinha que baixar 60 agora vai ser se baixar de 144 ou 240. Já o tempo de resposta é mais focado para o público gamer que precisa da resposta imediata do monitor, mas preste muita atenção se o tempo de resposta está em GTG ou MPRT o verdadeiro 1ms é GTG, MPRT é muito usado por marcas para fingir ser 1ms quando não é exatamente.

E aí aprendeu a escolher um monitor agora? Tem alguma dúvida ainda? Deixe aqui nos comentarios

Leia Mais
Epic Games deu quase 750 milhões de jogos no ano passado