PC ou Console qual escolher?

Uma das grandes dúvidas que passa na cabeça de todo Gamer é se ele deve escolher um PC ou um Console, os dois têm vantagens e desvantagens, nós do Dicas PC separamos 5 dicas para você escolher qual é o certo para você. Vamos nessa?

1. Preço por performance

Se seu objetivo é só jogar, sem muitos poréns provavelmente o console te entregará a melhor performance pelo preço, mas isso vem com algumas desvantagens, o console serve apenas para jogar e consumir conteúdo como Netflix e outros, acaba não tendo muitos usos além disso, sem falar que o custo por performance de um console se deve ao preço dos jogos que a fabricante vai te vender, muitos consoles são vendidos com margens mais apertadas, pois a fabricante sabe que vai lucrar a longo prazo com jogos e serviços e não necessariamente com os consoles, o que acaba fazendo com que os jogos de console sejam mais caros do que os de PC na maioria das vezes.

Mas por exemplo, se você não tem o dinheiro para comprar um console, um PC pode acabar sendo uma escolha melhor, já que você pode adquirir um PC mais básico e ir fazendo upgrades gradualmente até ter uma máquina que te atende, ou de outro modo, se você tem mais dinheiro disponível que o preço de um console, pode montar uma maquina que te trará qualidade gráfica melhor e mais FPS do que o console pode entregar.

2.  Exclusivos

Um dos grandes pontos de se adquirir um console é jogar os jogos exclusivos, muitos deles você só vai poder jogar em determinado console para sempre, alguns outros vem para o PC depois de um tempo, mas depois de toda a Hype passar. Mas uma coisa pouco lembrada é que o PC também tem exclusivos, por exemplo os jogo indie que muitas vezes saem apenas para PC, sem falar dos eSports que em sua grande maioria só tem para PC e os que tem para console tem seu lado mais competitivo, como campeonatos no PC, inclusive Rocket League, um eSport basicamente só jogado no controle tem seus melhores jogadores jogando no PC.

2.  Upgrades e Vida Útil

Infelizmente, os consoles não possuem muitos upgrades a serem feitos, sendo os únicos questões de armazenamento, como SSDs, já o PC, você pode ir melhorando ele conforme sua necessidade, não ficando obrigado a comprar um PC inteiramente novo de uma vez se quer jogar aquele jogo novo que saiu, talvez vai precisar baixar um pouco os graficos ou se contentar com um FPS um pouco mais baixo, mas levando em conta que os consoles em seu modo de qualidade ainda usam os 30FPS como padrão, e só usando 60 ou 240 FPS com gráficos baixos ou em jogos leves utilizando o modo performance.

Um exemplo é o Cyberpunk 2077 o jogo está basicamente injogável nos consoles da geração passada enquanto PCs não muito potentes conseguem jogar o jogo, claro com suas limitações e com os bugs presentes em todas as versões. A grande vantagem do PC nesse aspecto é justamente que você pode fazer um Upgrade pontual, como por exemplo, estou utilizando 100% da minha placa de vídeo em um jogo em específico, e meu processador e memória estão tranquilos, posso apenas trocar minha placa de vídeo vendendo a minha antiga no mercado de usados e conseguindo mais FPS ou qualidade de vídeo.

4. Controles

O PC, historicamente, tem um leque muito maior de mouses teclados, controles, joysticks, volantes, manches e todo o tipo de controle imaginável, não dependendo muito de compatibilidade, ou mesmo de comprar um específico que é suportado no seu console, por exemplo, mouse e teclado nos últimos anos foi suportado nos consoles, mas existem diversos problemas de compatibilidade e configuração que fazem com que sua experiência não seja tão boa quanto no PC, mas de outro modo, os consoles tem controles por exemplo o do novo PS5 com o gatilho que tem peso regulável pelo jogo algo que o PC não tem por exemplo.

5. Praticidade

Se você quer uma experiência polida, sem muitas configurações ou ter que resolver algumas incompatibilidades, o Console provavelmente é o caminho para você, a experiência “plug-and-play” do console ainda não é completamente replicada no PC.

Então se você não quer ter que escolher as peças, e talvez até montar ele mesmo existindo já lojas que não te cobram nada para efetuar a montagem, o console é uma opção mais cômoda com certeza.

Conclusão:

Console e o PC podem parecer rivais mas se complementam em muitos aspectos, o ideal é ter um pouco dos dois mundos, se você infelizmente não pode ter os dois o recomendado é ver o que se encaixa mais no seu perfil, o console acaba sendo mais barato e mais facil de mecher, mas o PC tem um leque de preços e possibilidades muito maior além de poder ser uma ferramenta de trabalho que o console não consegue ser.

Ficou alguma dúvida? Tem algo a acrescentar? Discorda de algum ponto levantado? Deixe aqui nos comentários.

Leia Mais
Cyberpunk 2077 teve 8 Milhões de pre-orders e 1 milhão de pessoas jogando ao mesmo tempo no lançamento