Caixa de som ou headset
Caixa de som ou headset

Headset VS Caixas de som: qual é o melhor?

Quando falamos em jogos eletrônicos no geral, pensamos bastante sobre seus gráficos – não à toa vivemos procurando saber qual a melhor placa de vídeo para jogos – e jogabilidade. O som é um fator que muitas vezes fica em segundo plano. Mesmo assim, ele é bastante importante por diversas razões, o que faz com que a disputa headset vs caixas de som seja bastante relevante.

Por outro lado, existem situações no qual o ideal é preencher sua sala com o som e, em outras, mantê-los bem próximos aos seus ouvidos. Ou seja, ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens.

Antes de começarmos a mostrá-las nos próximos parágrafos, é importante mencionar que não vamos considerar a qualidade do som em si. Cada headset tem suas próprias especificações. Da mesma maneira, quando falamos em caixas de som podemos estar falando de um modelo simples para PC, os próprios da sua televisão ou um sistema de home theather.

Isso significa que, para este artigo, vamos considerar o que cada sistema tem de bom ou ruim. Afinal, a qualidade depende muito dos produtos em particular e seus respectivos preços.

Um headset de R$ 100 certamente é de qualidade inferior a um headset de R$ 500, da mesma maneira que as caixas de som da sua TV não vai ter qualidade tão boa quanto um sistema de home theather da mesma época.

Por isso, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada um e veja quem vence na disputa!

Vantagens em usar headsets para jogar

Apesar de poder usar os caixas de som ou até mesmo fones de ouvido, é comum ver gamers jogando com seus headsets . Mas o que torna o uso deles tão indicados na hora de jogar videogame?

A primeira notável vantagem é a melhor capacidade de imersão. O headset ajuda bastante a abafar ruídos externos, aumentando sua capacidade de imergir na história do game que você está jogando. Além disso, é essencial para quem fazer streaming e gravar gameplay de jogos, para que o som do jogo não faça eco.

Em jogos multiplayer, ele te ajuda a se concentrar para não perder detalhes e manter a mente focada em ganhar o jogo.

Não é à toa que muitas pessoas também usam o headset para trabalhar. O ganho em concentração é notável.

Essa não é a única vantagem em usar headsets nessa competição. Em jogos de tiro online ou battle royales como Overwatch, Fortnite e PUBG, o uso do acessório se torna essencial para identificar de qual direção estão vindo tiros e explosões próximos.

Isso é feito através de sistemas criados nestes próprios games e melhoram sua capacidade de reação. Quando usamos caixas de som nesses games, essa capacidade se perde, já que o som sempre estará vindo da mesma direção.

Por fim, ao usar headsets , você evita incomodar outras pessoas que moram com você, já que a jogatina será silenciosa para quem está de fora. Ideal para quem divide o quarto, por exemplo.

Desvantagens de jogar com headset

Existem poucas desvantagens em jogar com headset . Uma delas é o incômodo na cabeça que eles podem causar quando usados por muito tempo.

Por isso, é importante ajustar o acessório de maneira que fique o mais confortável possível. Além disso, jogar com headset por longos períodos (ainda mais em alto volume) pode causar perda da sua capacidade auditiva.

A segunda desvantagem é particularmente chata quando se está jogando um game de proporções épicas, com temas orquestrados e que aspiram grandiosidade. Ouvi-los no headset não dá a mesma sensação de imponência do que os caixas de som.

Obviamente, essa é uma desvantagem bastante particular, já que esse tipo de tema, na minha humilde opinião, deve preencher toda a sua sala e te envolver nesse clima de “salvar o mundo de uma grande ameaça”.

Vantagens de jogar com caixas de som

Como mencionamos no parágrafo anterior, o que é uma desvantagem para os headsets acaba se tornando uma vantagem para os caixas de som na disputa. Jogar games com temas orquestrados é muito melhor quando o som é projetado pelo cômodo que usa para jogar.

Outra vantagem é o conforto de não precisar ficar com nada pendurado na cabeça, além de não danificar sua audição.

Além disso, games musicais como os da franquia Just Dance precisam ser jogados pelo caixa de som. A não ser que você queira dar uma vibe “silent party” para sua sessão de dança.

Desvantagens da caixa de som na hora de jogar

Fechando nosso comparativo, vamos mostrar as desvantagens de usar caixas de som.

A primeira delas é na probabilidade de jogar com um som de qualidade inferior. Sabemos que mencionamos que esse aspecto não seria considerado.

Por outro lado, mesmo que a maioria das TVs tenham configurações para otimizar a experiência com jogos, é provável que seu headset reproduza o som melhor que a TV.

Ou seja, de uma maneira ou de outra, acaba sendo obrigado a investir em caixas de som de alta qualidade.

Headset vs caixas de som: o veredito

Considerando as vantagens de cada tipo de equipamento, nosso veredito acaba sendo um tanto óbvio: os headsets são melhores opções para jogar do que usar caixas de som na maioria das situações.

Em especial em jogos de tiro competitivos ou nos battle royale, no qual os headsets se sobressaem. Com exceção dos games musicais, nos quais os caixas de som são as melhores opções, o melhor é plugar seu headset e aproveitar a imersão dos games.

Na disputa headset vs caixas de som, qual deles vence em sua opinião?

Leia Mais
Discord terá suporte ao PlayStation