Dá Para Fazer Upgrade em Notebook?

Em tempos de pandemia, o computador tem se mostrado uma ferramenta de trabalho indispensável. E, por conta da facilidade de transporte, o notebook acaba se mostrando uma opção mais viável para muitos. Claro que, devido a essa alta demanda, os preços dos notebook’s acabaram subindo também, o que tem dificultado a aquisição deste item.

Alguns de vocês até tem um notebook, mas acham que, pela idade e por estar tão lento, seria melhor investir em um novo. O que muitos de vocês não sabem é que mesmo notebook’s antigos te permitem alguns upgrade’s que acabam trazendo-o de volta à “vida”.

É claro que os upgrade’s em notebook’ssão limitados. Você não pode trocar a placa mãe ou colocar uma placa de vídeo, por exemplo. Mas pode trocar o seu HD por um SSD, adicionar mais um HD e até mesmo colocar mais memória RAM. Então vamos ver alguns itens que precisam de mais atenção antes do Up.

PROCESSADOR

Antes de até mesmo você pensar em fazer um upgrade, é importante que veja qual o seu processador e quanta memória RAM o seu sistema já possui. Para isso, abra uma pasta, coloque o cursor da seta em cima de “Este Computador”, clique com o botão direito e selecione “Propriedades”. Logo irá abrir uma janela que irá indicar qual o processador você possui e quanta memória RAM você tem.

Preste atenção se o seu processador é um i3, i5 ou i7 (seja de 2ª geração em diante). Caso o seu processador seja um Celeron ou um Pentium, não irá valer a pena gastar dinheiro para melhorá-lo. Isso porque, mesmo você aumentando a velocidade com um SSD, o processador irá limitar a performance e acabará ocorrendo alguns travamentos indesejados.

Com relação a troca do processador, vocês precisam saber que a grande maioria dos notebook’sacompanham o processador soldado à placa mãe. Mas alguns modelos, em especial os que terminam com “M” (exemplo, i3-2310M), apresentam um socket removível. Caso isso ocorra, sempre procure no YouTube ou em outras plataformas de pesquisa, para ver se é possível fazer isso com o seu notebook. Porque, mesmo sendo de mesma geração (por exemplo, trocar um i3-2310M por um i5-2410M – ambos são de 2ª geração) pode não ser compatível. Caso seja você encontra facilmente esses processadores no Aliexpress.

SSD

A melhor escolha quando se quer transformar um “fusquinha” em uma “Ferrari”. Um SSD traz uma velocidade que o seu notebook nunca viu antes e, de quebra, não perde essa velocidade com o tempo. Praticamente todos os notebook’s são compatíveis com um SSD então você não precisa se preocupar. A única indicação que eu faço é, caso o seu notebook tenha um leitor de CD/DVD, compre um Caddy. Que nada mais é do que um adaptador, com o mesmo formato do leitor de CD/DVD, que permite que você utilize mais uma unidade de armazenamento. Assim, você não precisa comprar um SSD de 500Gb ou 1T.

MEMÓRIA RAM

Quanto maior a quantidade de memória que o seu dispositivo tem, mais janelas podem ser mantidas funcionando simultaneamente. O ideal é que o seu notebook tenha 8Gb de memória. Isso, porque só abrir uma janela do Google Chrome já consome 3.6Gb do que você tem. Claro que muitos optam por utilizar apenas 4Gb ou até mesmo 6Gb. Mas vai do uso de cada um.

Para saber qual memória RAM é compatível com o seu notebook é necessário que você retire a sua memória e veja a numeração dela. Outra maneira é indo no site da Kingston e fazer uma pesquisa pelo seu notebook. Essa numeração indica as especificações da sua memória com relação aos dentes e voltagem que ela consome. Você não precisa comprar uma memória de mesma marca, mas é importante que ela tenha as mesmas especificações.

A numeração aparece logo em cima. Nesta memória vemos: 4Gb 1Rx8 PC3L – 12800S

Leia Mais
AMD e Intel vão apresentar seus novos processadores no dia 4 de janeiro