Como monitorar seu PC no jogo (MSI AFTERBURNER)
Como monitorar seu PC no jogo (MSI AFTERBURNER)

Como monitorar seu PC no jogo (MSI AFTERBURNER)

Monitorar o seu PC é importante por diversos fatores, conferir a temperatura das peças, uma análise para achar o gargalo, ou até mesmo descobrir com quantos FPS (Frames por Segundo) seu jogo está rodando.
Então vamos aprender como podemos fazer isso.

Gerenciador de tarefas

Antes de te mostrar o Software, existe uma maneira simples, sem instalação de software, porém na minha opinião, não tão rica de informações como alguns softwares utilizados. Abra o Gerenciador de tarefas ou pressionando as teclas de atalho Ctrl+Alt+Delete, clique na aba Desempenho. Nesta tela, você pode ver algumas especificações do processador, memória RAM, HD e da Rede. Simples, né? Porém precisa sair da tela do jogo para ver as informações, que não são completas, por exemplo a temperatura.

MSI Afterburner

O MSI Afterburner é um software gratuito e muito utilizado pela comunidade “PC GAMER”, um dos mais completos do gênero. Para começar a utilização do software é só instalar e configurar, bem rapidinho.
Baixe a última versão no site oficial, como na imagem abaixo.

Download MSI Afterburner

A instalação será feita em 2 partes, primeiro o MSI Afterburner, depois entra automaticamente a instalação do RivaTuner. Terminando a instalação, vamos a configuração dos 2 softwares.

1 – CONFIGURAÇÃO

Clique no executável do MSI Afterburner na sua Área de Trabalho, a interface é como na imagem abaixo, clique na engrenagem para começar a configuração.

MSI Afterburner Principal
MSI Afterburner Principal

2 – Selecionar o que você quer monitorar

Clique em Monitoramento, como na imagem abaixo.

MSI Afterburner Monitoramento

Em seguida selecione o sensor que deseja monitorar dentro do seu jogo, por exemplo, a temperatura da sua GPU (Placa de vídeo). Depois de selecionado marque a opção “Exibir informação na tela”, vai ficar marcado com a palavra “Tela” ao lado do sensor selecionado, como na imagem abaixo.

MSI Afterburner Monitoramento na tela
MSI Afterburner Monitoramento na tela

3 – Habilitar exibição na tela

Clique em Informações na Tela e selecione um tecla de atalho para ativar as informações na tela do seu jogo quando necessário. No exemplo abaixo eu utilizei a tecla “F7”, mas fica a seu critério.

MSI Afterburner Informações na tela
MSI Afterburner Informações na tela

Clique em aplicar, feche as configurações, minimize o MSI Afterburner e já está pronto. E lembrando que é preciso manter o MSI Afterburner e o RivaTuner abertos durante seu jogo, se fechar os softwares você não terá acesso às informações.

Leia Mais
Frequência VS Núcleos. Qual é mais importante?
Frequência VS Núcleos. Qual é mais importante?