As novas placas de vídeo da Intel chegam no começo do ano que vem, e junto com elas a Intel também preparou assim como suas concorrentes uma tecnologia de upscaling, o XeSS.
Essa tecnologia funciona da seguinte forma, sua placa de vídeo renderiza o jogo a uma resolução menor, assim gerando mais frames, e após isso ela passa por um filtro, que no caso do XeSS da Intel é de inteligência artificial e esse filtro fará a correção da imagem para que ela fique muito similar a uma imagem nativa, ou seja, FPS de 1080p com resolução 4K por exemplo.
Essa tecnologia aparentemente permite ao jogador ter até o dobro de FPS em 4K sem perda de qualidade de imagem, o que é algo surpreendente. Outra coisa muito interessante sobre o XeSS é o fato dela aparentemente funcionar nas placas das concorrentes, assim como o FidelityFX.
A performance do XeSS deve ser melhor nas placas da Intel por terem hardware dedicado a isso, mas mais frames são mais frames, ou seja todo mundo deve acabar ficando feliz com isso. O XeSS deve se tornar open source segundo a Intel, o que fará com que sua ampla adoção dos games seja mais fácil do que do DLSS por exemplo, o que deve tornar o recurso ainda mais popular.
Fonte: VideoCardz